Sistema Nacional de Fomento

Sistema Nacional de Fomento

O que é?

O Sistema Nacional de Fomento (SNF) é uma rede de instituições financeiras públicas e privadas de todo o país que atuam a níveis regional e nacional, tendo como missão promover o desenvolvimento brasileiro por meio do financiamento a setores estratégicos. O SNF tem um papel decisivo na viabilização de projetos, financiamento de atividades produtivas e na descentralização da regionalidade dos mesmos e execução de diversas políticas públicas.

Somando mais de 30 instituições, o SNF é um conjunto heterogêneo que congrega bancos públicos e de desenvolvimento federais e estaduais, agências de fomento, bancos cooperativos, além da Finep e do Sebrae. São instituições que atendem a um escopo bastante variado de competências e atribuições e que fortaleceram, ao longo de décadas de atuação, sua expertise em áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia brasileira e para a garantia do bem-estar de seus cidadãos.

O SNF é, ainda, uma rede articulada de instituições capaz de apoiar projetos colaborativos e complementares entre si, respaldando os diversos desafios nacionais colocados à frente do desenvolvimento do Brasil.

mapa sistema nacional de fomento