publicações-rumo

Publicações

Notícias


Rebanhos de Alagoas começam a ser rastreados

30 de novembro de 2011

Os rebanhos de caprinos e ovinos pertencentes a 200 famílias de pequenos proprietários e produtores do Alto Sertão de Alagoas inseridos no Programa de Rastreabilidade da Cadeia de Ovinocaprinocultura começaram a receber, na quinta-feira, os “brincos” com códigos de barra. Com isso, informações de manejo sanitário, de alimentação, de pastagem e de reprodução de cada animal serão introduzidas em um software, desenvolvido especialmente para o programa.

“O que a Desenvolve e os parceiros esperam  com o rastreamento é fortalecer a cadeia da ovinocaprinocultura, objetivando segurança alimentar com mais renda para o produtor e capacidade de atingir novos mercados”, diz Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da agência de fomento alagoana, a qual adquiriu os “brincos”. Inicialmente, 18.000 animais serão rastreados.  

O produtor José Procedônio dos Santos, de Piau, disse que o programa vai ser importante para saber quanto paga para manter seus animais alimentados e livres de doenças. A expectativa, para ele, é ver seu trabalho valorizado, seu rebanho saudável e seu preço de comercialização capaz de garantir mais renda para a família.

Portal

O diretor da Desenvolve Fábio Leão disse também que tem planos de que, no futuro, as informações geradas pelo sistema de rastreabilidade sejam disponibilizadas em um portal. Assim, os consumidores poderão conhecer o local de origem dos produtos adquiridos por eles.

Mais notícias