publicações-rumo

Publicações

Notícias


Processos da Desenvolve seguirão o padrão do SFN

29 de fevereiro de 2012

Executivos e técnicos da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) participaram, na última semana, de um treinamento sobre Sistemas de Controles Internos, norma exigida pelo Banco Central do Brasil (BC). A capacitação foi ofertada pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Dividido em duas etapas, o curso teve o objetivo de expor as principais vantagens de implantar e de manter ativo o Sistema de Controles Internos, além de familiarizar os participantes com as normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o programa de Controles Internos (CI) é uma das fontes essenciais para a operação eficiente da agência. “Buscamos reforçar a conscientização sobre as normas aplicáveis às agências financeiras quanto ao gerenciamento dos controles internos e como eles são fundamentais para a existência da instituição”, enfatizou.

De acordo com o consultor do Sicoob, José Carlos Assunção, Controle Interno é um processo efetivado por todos os técnicos e gestores de uma instituição, que tem como objetivo promover razoável segurança para o alcance das metas organizacionais.

Gestão de Riscos – A capacitação também abordou conceitos de Estrutura Integrada de Gestão de Riscos, que tem como objetivos a eficácia e a eficiência das operações, a confiabilidade das demonstrações financeiras e a conformidade com as leis e os regulamentos do Banco Central do Brasil.

“O gerenciamento de riscos não é algo fixo, mas sim um ciclo dinâmico que precisa ser trabalhado por toda a instituição. Por este motivo, todos os colaboradores da Desenvolve foram treinados”, explicou o diretor-presidente.

A Estrutura Integrada de Gestão de Riscos é formada por treze princípios, divididos em seis categorias, são elas: Controle pela administração e cultura de controle; Identificação e avaliação de riscos; Segregação de atividades; Informação e comunicação; Monitoramento e correção de deficiências, e Sistemas de Controles Internos pelas autoridades supervisoras.

“Esses três dias de consultoria foram a prova de que não importa o tamanho da empresa, mas sim o seu comprometimento em seguir padrões de qualidade, e a Desenvolve é um exemplo neste sentido”, enfatizou o consultor, José Carlos.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Desenvolve

Mais notícias