publicações-rumo

Publicações

Notícias


Prêmio Celso Furtado é lançado no Rio de Janeiro

29 de fevereiro de 2012

O Ministério da Integração Nacional, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro lançam, nesta quarta-feira (14/03), a edição 2012 do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional.

O evento, que contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, abre uma série de encontros estaduais de apresentação da edição deste ano e terá um painel sobre políticas públicas para redução das desigualdades regionais.

O calendário de apresentação do prêmio vai até 30 de junho, e os trabalhos podem ser inscritos no período de 13 de março a 31 de julho, nas três categorias do prêmio, que são:

Categoria I – Produção do Conhecimento Acadêmico: concorrerão teses de doutorado e dissertações de mestrado, que abordem temas para o aprofundamento do conhecimento da questão regional brasileira ou para a implementação de ações comprometidas com a redução das desigualdades regionais, como forma de contribuir para a compreensão da temática e a identificação de medidas de intervenção adequadas ao estágio atual das disparidades regionais no Brasil.

Categoria II – Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional: concorrerão relatos de experiências em andamento, com resultados positivos concretos, implementadas por instituições governamentais das esferas federal, estadual ou municipal, por entidades privadas e pela sociedade civil, que tenham gerado mudanças estruturais e transformações no território onde está instalada e em seu entorno.

Categoria III – Projetos Inovadores para Implantação no Território: concorrerão propostas inovadoras de atuação no território, de natureza social, econômica, cultural ou ambiental, com comprovado potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala sub-regional ou macrorregional, voltados para dinamização econômica e inclusão produtiva, diversificação e fortalecimento da base produtiva e manutenção da competitividade.

Premiação – O julgamento e a definição dos trabalhos vencedores ocorrem no dia 17 de outubro de 2012. O valor total das premiações chega a R$ 209.250,00.

O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, concedido pelo Ministério da Integração Nacional, tem por objetivo promover uma reflexão, do ponto de vista teórico e prático, sobre o desenvolvimento regional no Brasil.

 Fonte: Assessoria de Comunicação/MI

Mais notícias