publicações-rumo

Publicações

Notícias


Técnicos da GoiásFomento vão a Fortaleza conhecer o CrediAmigo, o maior programa de microcrédito do Brasil

30 de novembro de 2020

A Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) pretende elaborar planejamento para 2021, com o propósito de tornar o programa de microcrédito da agência em um sucesso no estado. Na semana passada, equipe formada por cinco funcionários da instituição financeira realizaram uma visita técnica à sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza (CE). A equipe foi liderada pelo gerente de Riscos Corporativos da GoiásFomento, Porthos Ribeiro de Albuquerque.
A visita técnica terminou na última sexta-feira (27/11). Durante três dias, os técnicos da GoiásFomento conheceram todo o processo do programa CrediAmigo, operado pelo BNB, no âmbito do Programa Nacional do Microcrédito Orientado (PNMPO). O CrediAmigo é o maior programa de microcrédito do Brasil e o segundo da América Latina. Ele financia capital de giro e investimento para micro e pequenos empreendedores, com valores de até R$ 21 mil, contemplando créditos individuais ou em grupo.
Ferramentas
De acordo com o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, a visita técnica ao Banco do Nordeste é uma das ações da agência, com o propósito de promover ferramentas que possam facilitar o acesso ao crédito por parte dos pequenos empresários, trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais. Essa política foi adotada desde que a instituição se habilitou junto ao Programa Nacional de Microcrédito Orientado, no final do ano passado.
Rivael destacou que o CrediAmigo é um programa de microcrédito muito bem sucedido, que atende a um público-alvo com dificuldade de acesso ao crédito junto aos bancos comerciais. “Nosso objetivo é trazer essa experiência do Banco do Nordeste para Goiás, adaptar suas boas práticas à realidade da GoiásFomento e ao mercado goiano. Em suma, desenvolver aqui um programa de microcrédito que tenha agilidade e atenda o maior número possível de micro e pequenos empreendedores”, afirmou.
Detalhes
O gerente de Riscos Corporativos da GoiásFomento, Porthos Ribeiro de Albuquerque, contou que, durante a visita técnica, a equipe goiana conheceu toda a estrutura do programa CrediAmigo, desde a parte operacional até a sede do BNB. Os técnicos foram a campo, participaram de um comitê de aval solidário e acompanharam o trabalho do agente de crédito na visita a possíveis clientes. Viram também o processo de consolidação do crédito, o contrato de financiamento, a liberação do recurso financeiro e o pagamento.
“Nós vimos a questão do aval solidário, que é um instrumento muito importante para o crédito e para a garantia do crédito em si”, relatou Porthos. De acordo com ele, também foram estudadas a análise de crédito, a liberação do dinheiro, o pagamento efetuado pelos clientes e a renovação do empréstimo. “Foi muito interessante, e a intenção de todo esse trabalho é replicar esse modelo de processo na GoiásFomento”, afirmou.
Conforme Rivael Aguiar, a visita técnica à sede do BNB foi agendada “com muita expectativa” por parte da equipe da agência. Ele adiantou que essa semana, será realizada uma reunião com toda a equipe que participou dessa visita técnica, para que os técnicos possam apresentar o que conheceram e seja possível elaborar o planejamento do programa de microcrédito da GoiásFomento para o ano que vem. Afirmou que o programa “certamente será de grande sucesso no nosso estado em 2021”.
Fonte: Ascom/GoiásFomento

Mais notícias