NOTÍCIAS

Projeto apoiado pela Finep ganha prêmio internacional de sustentabilidade

4 de outubro de 2021 às 13:37
Compartilhe essa notícia

O projeto ReNaturalize, criado pela Aplysia e realizado junto à Fundação Renova, concretizado a partir do apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do edital de inovação Tecnova da Fapes/Finep/MCTI, recebeu o prêmio BRICS Solutions for SDGs Awards 2021 na categoria ODS 6, que aborda a gestão sustentável da água potável e do saneamento. O projeto foi o único brasileiro a ganhar o prêmio dentre todas as categorias.

O objetivo da premiação é reconhecer iniciativas que trabalham para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente, por meio de soluções inovadoras entre os BRICS, agrupamento de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

Para mostrar a importância do projeto ReNaturalize, ele está renovando a vida no rio Mangaraí, em Santa Leopoldina, no Espírito Santo. O objetivo é melhorar a qualidade da água, recriar habitats e aumentar a biodiversidade do rio. A técnica utiliza, basicamente, troncos de eucalipto e os resultados obtidos apontam um aumento de 80% da quantidade de peixes.

A inovação conta com a utilização de troncos amarrados com cabos de aço em pontos do rio. O método possibilita a redução da velocidade da água, o que permite uma infiltração maior no lençol freático. A técnica, já aplicada na Inglaterra, está sendo empregada no Brasil e em toda a América Latina. 

Fonte: Ascom/Finep