NOTÍCIAS

Finep, BRDE, Abimaq e CNI discutem Indústria 4.0 na Intermach

26 de setembro de 2019 às 10:34
Compartilhe essa notícia

A Finep, o Banco Regional de Desenvolvido do Extremo Sul (BRDE), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveram, no dia 17 de setembro, durante a Intermach, palestras que discutiram a Indústria 4.0. O evento, promovido em Joinville (SC), também marcou o início da operação piloto do Finep Inovacred 4.0, previsto para outubro, a ser realizado na região Sul pelo BRDE.

A Intermach é a vitrine dos lançamentos e inovações para a indústria da região do Sul do Brasil. Formada por feira, congresso, workshops e rodada de negócios, o evento aconteceu de 17 a 20 setembro.

Durante apresentação, o diretor de Inovação da Finep, Alberto Dantas, fez um panorama do cenário e as tendências da Indústria 4.0 no Brasil e no mundo. “É um caminho sem volta que irá fomentar a indústria e remodelar os negócios como um todo, positivamente”, afirmou. Segundo Dantas, “se ainda há enormes desafios para a implementação abrangente da Indústria 4.0 no Brasil, há também muita vontade e competência para investirmos nessa nova realidade. A Finep é um ótimo caminho para se começar e o Inovacred 4.0 está aqui para isso”, disse.

Cooperação

A abertura do encontro ficou a cargo de Marcos Perez, superintendente de Mercado Interno da Abimaq. Em seguida, o diretor do BRDE, Neuto Conto, falou de sua satisfação por presenciar “a colaboração de atores fundamentais para o fomento e apoio à inovação brasileira, como a Finep”.

Segundo o especialista em Indústria da CNI, Vinicius Fornari, “os Instrumentos de fomento à indústria são fundamentais para o país, devido à sua importância multiplicadora”. Fornari disse que a desindustrialização que o Brasil vem sofrendo há anos tem de ser combatida urgentemente. “A adoção das novas tecnologias 4.0 vai integrar produção, fornecedores e clientes e aumentar a competitividade e a produtividade”, afirmou.

Adriano Mansur, gerente de Engenharia da Audaces, empresa cliente da Finep, falou em nome das integradoras, demonstrando o papel e as soluções que podem ser disponibilizadas às empresas por meio do Inovacred.

Ao final do evento, Felipe Castro do Couto, gerente de Planejamento do BRDE, detalhou a parceria do Banco com a Finep, especialmente com o Inovacred. O BRDE foi o primeiro agente descentralizado do programa no país.

Inovacred 4.0

Considerada a primeira entrega da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, a linha de crédito é destinada a empresas com receita operacional de 0 até R$ 300 milhões/ano para financiar para a formulação e implementação de Planos Empresariais Estratégicos de Digitalização que abarquem a utilização, em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Fonte: Finep