publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: Agronegócio é tema de webinar promovido pela ABDE

11 de setembro de 2020

A ABDE promoveu, nesta sexta-feira (11/09), mais um webinar do ciclo de debates Caminhos da Retomada, com o tema “O agronegócio e os impactos da crise da Covid-19”. A live foi transmitida pelo canal do Youtube da Associação, e contou com a participação do subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Economia, Rogério Boueri; do diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Antonio Carlos Wagner Chiarello; do presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri; e do presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e diretor da ABDE, Luiz Noronha, como moderador.
Em sua fala inicial, o diretor Luiz Noronha comentou sobre a importância do setor do agronegócio para o BRDE e para os demais associados da ABDE. Noronha ainda destacou que o agronegócio é apontado como o motor da economia brasileiro, responsável por não ter deixado o PIB brasileiro cair mais do que o previsto durante esse período. “Apesar de toda a crise, é um setor que se manteve muito estável”, disse.
Apresentando uma visão geral do setor, Rogério Boueri, do Ministério da Economia, afirmou que o segmento não parou durante a pandemia e que, ao contrário, tem havido um crescimento forte na economia do agronegócio. O especialista disse que o isolamento social fez com que o consumo de produtos agrícolas aumentasse, o que acabou alavancando a área. “Estamos começando a Safra 2020/2021 com o pé direito. O Brasil não só tem conseguido suprir o alimento para os brasileiros, mas está dando uma grande contribuição para que o mundo não passe fome”, acrescentou.
Sobre a atuação do Banco do Brasil, Antonio Carlos mostrou os resultados do primeiro semestre deste ano, enfatizando que o banco teve 186 bilhões de créditos aplicados no setor do agronegócio. Já para o ciclo de 2020/2021, os recursos disponíveis chegam a R$ 123 bilhões. Antonio explicou que esse investimento é necessário para que o setor continue a se modernizar. “De modo geral, a gente tem visto o agro com perspectivas extremamente favoráveis, margens remuneradoras e preços recordes. Isso traz uma confiança muito grande para a gente continuar investindo”, disse.
Para Cledir Magri, presidente da Cresol, a cadeia da agricultura vem passando por um momento favorável. “Ao meu ver, a nossa agricultura, de modo geral, tem conseguido avançar e se estruturar muito nesses últimos meses, principalmente durante a pandemia”. A respeito da recuperação da economia pós-crise, Cledir garante que o setor da agriculta vai desempenhar um papel muito importante. “Essa retomada vai passar por um trabalho coletivo. Cada organização fazendo a sua parte, fazendo bem dentro do seu público de atuação, dentro do seu modelo de negócio e do mercado, a retomada vai ser muito maior”, explica.
Confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 18/09, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “O papel da inovação na recuperação pós-Covid-19”.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias