publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNB e Mdic em prol da capacitação para atração de investimentos

30 de setembro de 2011

Byron Moore / Dreamstime.comO Banco do Nordeste, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) promovem, nesta segunda e terça-feira (17 e 18 de outubro), seminário que visa apresentar todas as condições técnicas envolvidas com a estruturação das Zonas de Processamento para Exportação (ZPEs). O evento, que acontecerá no auditório do Centro Administrativo do Banco do Nordeste, em Fortaleza, no Passaré, vai receber representantes de 23 ZPEs de 17 estados do Brasil.

A abertura, na manhã desta segunda-feira, conta com a presença do diretor de Gestão de Desenvolvimento do BNB, José Sydrião Alencar, e do coordenador geral de investimentos da Rede Nacional de Informações sobre Investimento (Renai) do Mdic, Eduardo Celino. Na ocasião, o secretário-executivo do Conselho Nacional das ZPEs (CZPEs), Gustavo Fontenele, fará uma apresentação geral sobre as ZPEs, o plano de trabalho da CZPE para 2011 e os investimentos envolvidos.

O objetivo é capacitar os representantes dos estados, bem como os gestores das empresas administradoras de ZPE, servidores do Mdic e do Banco do Nordeste, observando as regulamentações da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e da Integração. Serão apresentadas ainda as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do BNB e as ações estratégicas da Apex Brasil, para que eles possam preparar-se para melhor recepcionar os investidores.

“As Zonas de Exportação têm importância imprescindível para o desenvolvimento econômico e social dos estados, pois facilitam os investimentos estrangeiros, aproximam mercados e criam empregos. Ao promover o seminário, o BNB e o Mdic contribuem para facilitar o processo de implementação dessas zonas, tornando-as mais atraentes para possíveis investidores”, explica o diretor José Sydrião Alencar.

Após o seminário, no dia 19, haverá aula inaugural do 2º Curso de Licenciamento Ambiental, que consiste em uma capacitação prática para tratar a questão ambiental de forma a facilitar a implantação de projetos industriais nas ZPEs. Essa ação é uma parceria do Banco do Nordeste com o Mdic, a Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP), Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE-CZPE) e Ministério do Meio Ambiente.

Zonas de Exportação

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas exportadoras. Além de atrair investimentos estrangeiros, as zonas geram empregos, desenvolvimento econômico e social da região e difusão tecnológica.

Fonte: Banco do Nordeste
Iimagem: Byron Moore /Dreamstime.com)

Mais notícias