publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG recebe evento preparatório para cúpula dos Brics

12 de novembro de 2019

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemge) e da Fundação Dom Cabral, promoveu, na quinta-feira (07/11), o Pre BRICS Summit: a Inovação e Sustentabilidade como Aliança para o Desenvolvimento.
O evento, que foi uma das reuniões preparatórias no país para a 11ª Cúpula dos BRICS – grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, marcada para os dias 13 e 14 de novembro, em Brasília, contou com participação de mais de 30 líderes de organizações privadas, de bancos de desenvolvimento internacionais, diplomatas, gestores públicos brasileiros e estrangeiros.
O Pre BRICS Summit busca fortalecer o relacionamento entre instituições de desenvolvimento nacionais e internacionais para o intercâmbio de experiências e cooperação técnica, buscando superar os desafios para propiciar benefícios concretos para as populações dessas nações. De acordo com o presidente do BDMG, Sergio Gusmão, Minas possui instituições sólidas com tradição de atuação voltada para a geração de oportunidades e o crescimento regional sustentável. “A iniciativa desta reunião preparatória visa aproveitar esta janela de oportunidade para fomentar o ecossistema mineiro e alavancar potenciais investimentos para o Estado”, explica.
Debates
A mesa de abertura teve as presenças do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; do secretário de Planejamento do Estado, Otto Levy; do presidente do BDMG, Sergio Gusmão;  do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; do presidente da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista; e da reitora da UFMG, Sandra Goulart.
Em seguida, houve cinco painéis que trataram com profundidade como a geopolítica global cria oportunidades e desafios para a atuação dos BRICS em escala global, assim como os fatores que influenciam as respectivas agendas domésticas. O intuito foi promover um debate de excelência tendo como pilares rigor técnico, acadêmico e forte perspectiva prática voltada a geração de oportunidades econômicas (ver programação detalhada abaixo)
Sobre os BRICS
A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China iniciou-se de maneira informal em 2006, com reunião de trabalho entre os chanceleres dos quatro países à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. O então BRIC passou a constituir mecanismo de cooperação em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos aos brasileiros e aos povos dos demais membros.
Desde 2009, os chefes de Estado e de governo do agrupamento se encontram anualmente. Em 2011, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, acrescentando o “S” ao acrônimo, agora BRICS. Sob a presidência rotativa do Brasil, a 11ª Cúpula será realizada em Brasília com o lema “BRICS: crescimento econômico para um futuro inovador”.
Fonte: BDMG

Mais notícias