publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes amplia produtos e serviços oferecidos para municípios capixabas

20 de setembro de 2021

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) formulou uma série de produtos e serviços para auxiliar o crescimento nos municípios. Essas ações estão sendo tomadas por conta da necessidade de acelerar o investimento em infraestrutura, e para o aumento da arrecadação, a fim de contribuir para que os municípios capixabas busquem alternativas para o desenvolvimento. 
Os produtos e serviços do Bandes vêm sendo apresentados aos prefeitos, com atendimento e orientação na contratação dos serviços. Para o diretor de Negócios do banco, Marcos Kneip Navarro, a parceria com a gestão pública fortalece o desenvolvimento socioeconômico das diferentes regiões do estado.
“O Bandes tem exercido um papel relevante com as prefeituras, de forma a contribuir para atração e permanência de empresas, além de oferecer a estruturação de parcerias público-privadas e concessões públicas para ampliar a qualidade de serviços oferecidos e apoiar a expansão dos negócios, por meio de crédito e da oferta de garantias aos financiamentos”, enfatiza Navarro.
O Bandes tem uma solução de crédito para que os municípios possam financiar obras públicas e melhorias no atendimento, por meio do Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo, o Procidades. Com acesso ao financiamento, importantes intervenções podem sair do papel, além da modernização dos serviços oferecidos pela prefeitura, trazendo mais qualidade de vida à população.
Outra alternativa, o Programa ES Inteligente, possibilita que municípios capixabas ou consórcios intermunicipais possam contratar serviço de assessoramento técnico para estudos de viabilidade, modelagem de licitações e projetos de abastecimento de água e saneamento, tratamentos de resíduos sólidos, iluminação pública, energias renováveis e a novidade do momento: as tecnologias para as cidades inteligentes.
“Esse é um conceito que pode revolucionar o desenvolvimento do nosso estado, porque agrega tecnologia da informação a serviços básicos providos pela gestão municipal, como iluminação pública e a própria disponibilização de Internet e com o ES Inteligente, podemos tornar esse conceito uma realidade, porque o Bandes viabiliza a participação do setor privado como investidor e operador de serviços e de infraestrutura urbana”, complementa o diretor de Negócios.
E por fim, o outro mecanismo em formulação pelo banco capixaba é a oferta de um fundo de aval municipal para que as prefeituras viabilizem que empresas tenham acesso aos recursos das linhas de crédito. Funciona da seguinte maneira: a gestão pública municipal formaliza um convênio com o Bandes, tornando-se cotista de um fundo garantidor de operações de crédito para as empresas interessadas em contratar recursos.
A garantia é concedida por meio de aval, formalizada pelo fundo, e avaliza uma parte do financiamento. Assim, empresas do município têm mais facilidade para a contratação de recursos destinados à modernização, ampliação, investimento em inovação e capital de giro.
 “A proposta é facilitar aos empresários a obtenção de recursos, proporcionando o investimento no ambiente de negócios local, gerando maior competividade das empresas e, consequentemente, melhora na qualidade de vida da população”, acrescenta Marcos Kneip.
Fonte: Ascom/Bandes

Mais notícias