publicações-rumo

Publicações

Notícias


Negócios sustentáveis na Amazônia em debate

31 de agosto de 2011

Divulgação/Banco da AmazôniaInstituições de vários países da América Latina estarão juntas em Belém do Pará, pela primeira vez, na Reunião Latino-Americana sobre Bancos de Desenvolvimento e Investimentos Ambientalmente Sustentáveis. O evento será realizado no Hotel Crowne Plaza, nesta quinta e sexta-feiras, dias 22 e 23 de setembro, pelo Sebrae/PA, Banco da Amazônia e pela Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide).

A reunião internacional é antecedida pelo Workshop sobre Financiamento do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, promovido pela ABDE em parceira com o Banco da Amazônia, que reúne hoje (21/09) representantes de instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) do Brasil (acesse aqui a programação).

Segundo o presidente do Banco da Amazônia, Abidias Junior, uma das metas principais da reunião é promover mais investimentos na Amazônia, através da troca de experiências e boas práticas entre as instituições financeiras de desenvolvimento sobre políticas, programas, instrumentos para o financiamento e promoção de negócios e investimentos ambientalmente sustentáveis.

“Será uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da Amazônia para o exterior e induzir a criação e o fortalecimento de programas e políticas voltados para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas da região amazônica de forma sustentável”, explica.

Abidias ressalta que as IFDs têm a dupla responsabilidade de serem agentes dinamizadores de investimentos e ao mesmo tempo cuidar que esses sejam sustentáveis em seus aspectos ambientais e sociais, ajudando a criar padrões e modelos de negócios adequados para esse propósito.

De acordo com o secretário-geral da Alide, Rommel Acevedo, o seminário vai analisar o apoio dos bancos de desenvolvimento à gestão sustentável de recursos naturais e como o critério de sustentabilidade ambiental pode ajudar na geração de receitas em comunidades pobres. “Vamos dar enfoque à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nos investimentos que os bancos promovem em conjunto com o setor privado”.

A reunião se desenvolverá em quatro blocos temáticos principais, a saber: 1) A gestão sustentável dos recursos naturais e o papel dos bancos de desenvolvimento; 2) As boas práticas de financiamento de investimentos sustentáveis; 3) Oportunidades de investimento e negócios em atividades sustentáveis e 4) Responsabilidade social empresarial, compromissos ambientais e sociais.

Já estão confirmadas as participações das seguintes entidades internacionais: Banco Bice (Argentina), Banco Ciudad de Buenos Aires (Argentina), Bancoldex (Colômbia), BID (EUA), Brou (Uruguai), CAF (Venezuela), Cepal (Chile), Financiera Rural (México), Fira (México), Fomin (Eua), Fonaders (Honduras), Banco Nacional de Fomento do Paraguai, Corporação Interamericana de Investimentos (EUA) e Banco do Estado do Equador.

O Governo do Pará confirmou participação, bem como a prefeitura de Belém, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Agência de Fomento do Amapá (Afap), Agência de Fomento de Roraima (Aferr), Agropalma, Banco Central do Brasil, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BDMG, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Facepa, Faepa, Fiero, Governo do Estado do Acre, Governo do Estado do Amazonas, Ibraf, Investe Rio, Sebrae Nacional, Sebrae/MG, Sebrae/PE, Sebrae/RJ, Sesi (Nacional), Suframa, Ufam, Ufopa, Ufra, Unama.

Veja a Reunião Latino-Americana Amazônia da Reunião Latino-Americana sobre Bancos de Desenvolvimento e Investimentos Ambientalmente Sustentáveis.

Mais informações:
Coordenadoria de Negócios Internacionais do Banco da Amazônia
E-mails: areainternacional@bancoamazonia.com.br;
victor.lameira@bancoamazonia.com.br; e
marcelo.pantoja@bancoamazonia.com.br
Telefones: (91) 4008-3857 e 4008-3120

Mais notícias