publicações-rumo

Publicações

Notícias


Investe Rio participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha

31 de agosto de 2011

Divulgação Investe RioA Investe Rio participa com um estande (foto ao lado) da 29ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que acontece no Pier Mauá, centro do Rio, reunindo cerca de 1.500 empresários brasileiros e 500 alemães. Com a presença do diretor-presidente, Maurício Chacur, a agência de fomento fluminense marca presença e disponibiliza técnicos para prestarem informações sobre linhas de financiamento para empresas que queiram se instalar no estado.

O encontro tem como tema central a Inovação para Competitividade e, durante sua realização, estão programados painéis de discussão sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento, oportunidades no setor de petróleo e gás, negócios relacionados à Copa do Mundo e Olimpíadas e inserção internacional de pequenas e médias empresas. O encontro foi aberto ontem e termina hoje, terça-feira (20/09).

Durante a abertura do evento, o governador Sérgio Cabral afirmou que, por estar em um momento de tranquilidade, tanto institucional, quanto econômica, em relação à crise mundial, o Brasil é cenário ideal para atrair investimentos internacionais, e, dentro do país, o estado do Rio está numa situação estratégica, como comprovam dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico. No ano passado, o estado ficou na liderança nacional de atração de investimentos, com cerca de R$ 18 bilhões, enquanto São Paulo e Minas Gerais captaram em torno de R$ 10 bilhões, cada um.

“Isto nos deixa muito felizes e orgulhosos mas, ao mesmo tempo, compromissados com as autoridades e empresários locais em capacitar mão de obra e continuar atraindo grandes investimentos. Aqui já temos várias grandes empresas alemãs, como a Tyssen, a Man, Gerdau, entre outras, mas este encontro é uma grande oportunidade para que a Alemanha possa, cada vez mais, ver no Brasil um parceiro estratégico nesta combinação de democracia com desenvolvimento econômico”, enfatizou.

A 29ª edição do EEBA é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã, Bundescerband der Deutchen Industries (BDI), e organizada pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Câmara Brasil-Alemanha (AHK), do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio. Seu principal objetivo é fomentar e estreitar os laços comerciais e diplomáticos entre os dois países numa conjuntura de crise econômica internacional e queda na demanda nos países desenvolvidos.

Participaram ainda da mesa de abertura o prefeito Eduardo Paes; o secretário- geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Rui Nunes Pinto Nogueira; o vice-ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Werner Hoyer; o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; e o presidente do BDI, Hans-Peter Keitel. Estavam também presentes o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner.

Fonte: Investe Rio.

Mais notícias