publicações-rumo

Publicações

Notícias


Ganhadores de Prêmio Nobel participarão de evento da Finep, em São Paulo

Ganhadores de Prêmio Nobel participarão de evento da Finep, em São Paulo

11 de abril de 2024

A Finep e a Academia Brasileira de Ciências recebem nos dias 15 de abril, no Rio de Janeiro, e no dia 17 de abril, em São Paulo, três ganhadores do Prêmio Nobel, no projeto Diálogo Nobel Brasil 2024, uma parceria da Academia Brasileira de Ciência e a Nobel Prize Outreach.

Em sua terceira edição, primeira em formato presencial, o Diálogo se constitui em uma série de eventos científicos, reunindo ganhadores do Prêmio Nobel e lideranças científicas, pesquisadores, formuladores de políticas públicas, intelectuais e estudantes brasileiros convidados. O objetivo é promover a discussão sobre a importância da Ciência e da criação de políticas públicas, baseadas no conhecimento científico, para a sociedade.

Os nobelistas convidados para debater o tema “Criando nosso futuro juntos com a Ciência”, em 2024, são Serge Haroche (2012, Nobel de Física), May-Britt Moser (2014, Nobel de Medicina) e David MacMillan (2021, Nobel de Química).

No Rio de Janeiro, o evento acontece na segunda-feira, 15/4, das 10hs às 16hs, na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pela manhã, serão discutidos o valor da ciência, como tornar a prática da pesquisa mais inclusiva e como se comunicar de forma mais eficaz com audiências diversificadas. Os debates interativos abordarão as responsabilidades dos cientistas, o papel das universidades e estratégias para a transição para um mundo mais sustentável.

À tarde, as discussões se concentrarão em como trabalhar melhor coletivamente, tanto dentro das instituições de pesquisa quanto entre diferentes disciplinas e setores. Também serão abordados os caminhos a serem seguidos pela ciência e pelos cientistas, analisando se existem estratégias mais apropriadas para direcionar nossos esforços e recursos para se obter o máximo da ciência e se criar o futuro que desejamos.

Em São Paulo, na quarta-feira, 17/4, na parte da manhã, o encontro será realizado na USP – Universidade de São Paulo, aberto ao público.

Na parte da tarde, acontece na Federação das Indústrias de São Paulo – Fiesp, das 14h30 às 16h30, em evento fechado só para convidados.

 

 

Fonte: ASCOM/Finep

Mais notícias