publicações-rumo

Publicações

Notícias


Finep integra parceria com a Centro Rio+

30 de junho de 2012

A Finep é uma das 25 instituições parceiras do novo Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável, lançado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante a Rio+20. Considerado um dos principais legados da conferência, o Centro Rio+ é o resultado de um esforço coletivo para lançar uma instituição de referência sobre  esse tema no Brasil. O objetivo é criar um espaço de discussão internacional, facilitar a pesquisa na área e o intercâmbio de conhecimento. Com sede no Rio de Janeiro, a nova unidade funcionará inicialmente em um prédio cedido pela COPPE-UFRJ, na Ilha do Fundão.

A iniciativa partiu do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de outras agências da ONU, com recursos de até US$ 5 milhões. Segundo o documento oficial de lançamento do projeto, o Brasil, em especial a cidade do Rio de Janeiro, goza de posição privilegiada em relação ao desenvolvimento sustentável. O documento diz que: “Com avanços significativos (…), o Rio é visto como líder no enfrentamento dos desafios das grandes cidades nas áreas econômica, social e ambiental”.

A Finep fará parte do Conselho Consultivo do Centro Rio+, composto por entidades governamentais, não governamentais, acadêmicas e empresariais, tanto nacionais quanto internacionais. Duas possíveis linhas de atuação da unidade são o apoio a pesquisas em inovação tecnológica e parceria com universidades. Para a analista da Finep, Cristina Valente, a parceria entre a Financiadora e o novo centro pode resultar em novos projetos sustentáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Finep

Mais notícias