publicações-rumo

Publicações

Notícias


Finep e Ancine anunciam novo resultado de edital

30 de setembro de 2011

Articulada para fortalecer as empresas distribuidoras independentes que atuam no Brasil e estimulá-las a ter o cinema nacional como seu principal produto, a Linha C do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) vai aportar R$ 25 milhões em 16 projetos de longa-metragem, apresentados por nove distribuidoras, em parceria com 14 produtoras.

Esse montante é parte dos R$ 84 milhões que o FSA colocou à disposição dos agentes do mercado audiovisual este ano, em quatro linhas de ação: produção de longas-metragens, produção de obras para TV, aquisição de direitos de distribuição com investimento em produção e comercialização de longas-metragens.

Na Chamada Pública (Prodecine 02/2010), a Linha C recebeu 25 propostas de investimento. Desse total, 23 foram habilitadas e analisadas por especialistas da Ancine com o auxílio de consultores independentes, que observaram os seguintes critérios: aspectos artísticos do projeto e adequação ao público; qualificação técnica do diretor e do roteirista; capacidade e desempenho do proponente, planejamento e adequação do plano de negócios.

Todas as propostas foram classificadas para a última etapa de seleção, a Defesa Oral (‘pitching’) conduzida pelo Comitê de Investimento – formado por especialistas da Ancine e da Finep, agente financeiro do fundo –, que decidiu aportar os recursos em 16 projetos.

A Linha C funciona por meio de operações de investimento em aquisição de direitos de distribuição de obras de longa-metragem de produção independente, com aplicação dos recursos na produção da obra. O objetivo é capitalizar as empresas distribuidoras independentes brasileiras, dando a elas a oportunidade de contar com filmes nacionais mais competitivos em seus catálogos.

Fonte: Finep.

Mais notícias