publicações-rumo

Publicações

Notícias


É possível ampliar o crédito de longo prazo

30 de setembro de 2011

 

Seminário de Crédito promovido pela Agência de Fomento Paulista apresentou sugestões para o aperfeiçoamento do sistema de crédito longo prazo. Ideias serão encaminhadas ao Banco Central 

 

 

Incentivar e diversificar a captação de recursos de longo prazo e maior flexibilidade das regras do Banco Central para a operação das agências de fomento foram alguns dos principais pontos apresentados pelo presidente da Agência de Fomento Paulista, Milton Luiz de Melo Santos, no Seminário de Crédito, realizado nesta terça-feira, dia 11, em São Paulo. O evento debateu as causas da dificuldade de acesso ao crédito de longo prazo por parte das pequenas e médias empresas e suas possíveis soluções.

 

 

O volume de recursos disponíveis para operações de crédito de longo prazo é uma preocupação constante dos agentes financeiros. Como aumentar a captação de recursos de longo prazo para poder investir em projetos é uma das equações a serem resolvidas para aumentar a oferta desse tipo de financiamento. “O investidor sempre irá preferir operações onde o retorno é maior e no prazo mais curto. Precisamos encontrar modelos onde o investidor se sinta atraído pelo mercado de longo prazo”, diz Santos.

 

 

Outro obstáculo para a evolução do crédito de longo prazo é a distância existente entre os agentes operadores e as pequenas e médias empresas. Neste cenário, as agências de fomento são fundamentais para aproximar o pequeno empreendedor do mercado de crédito de longo prazo. “As agências de fomento têm o papel de chegar onde o sistema tradicional de financiamento tem dificuldade de alcançar. No entanto, por estarem sujeitas as mesmas regras dos bancos de varejo, estabelecidas pelo Banco Central, as agências enfrentam muitas limitações”, diz o presidente da Agência.

 

O Seminário de Crédito foi realizado pela XYZ Live com apoio da Agência de Fomento Paulista. Teve como palestrantes o diretor de fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, e o presidente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Luiz Aubert Neto. A mesa de debates foi composta pelo presidente da Agência, Milton Luiz de Melo Santos, pelos economistas Eduardo Giannetti e Maílson da Nóbrega, e pelo presidente da Cielo, Rômulo de Mello Dias. O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, encerrou o evento, que foi mediado pelo jornalista George Vidor.

 

 

A Agência de Fomento Paulista financia empresas com faturamento anual entre R$ 240 mil e R$ 100 milhões. As taxas de juros oferecidas são a partir de 0,49% ao mês (+IPC/Fipe) e prazos que chegam até 10 anos. O empresário interessado pode entrar no site da instituição (www.nossacaixadesenvolvimento.com.br), realizar uma simulação de empréstimo e obter o financiamento diretamente no portal, por meio da ferramenta “Negócios On-line”. Se preferir, o empresário também pode ir até a sede da Agência, na Rua da Consolação, 371, região central da cidade – São Paulo.

 

 

 

Mais notícias