publicações-rumo

Publicações

Notícias


Diretoria e Assembleia aprovam Planejamento Estratégico e Plano de Comunicação da ABDE

30 de novembro de 2011

A ABDE promoveu, nesta quarta-feira, dia 7, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, as suas últimas reuniões de Diretoria e Assembleia de 2011. Temas comuns às duas reuniões, o Planejamento Estratégico e o Plano de Comunicação, foram apresentados aos dois quóruns: à Diretoria, na parte da manhã; e à Assembleia Geral, no período da tarde, esta última presidida pelo professor Luciano Coutinho, titular do BNDES.

Tanto o Planejamento Estratégico quanto o Plano de Comunicação, que guardam importante sinergia, nortearão as ações da entidade a partir do próximo ano. Ambos os documentos foram aprovados e impactarão, significativamente, o relacionamento da ABDE com os seus associados. “Percebo que nos últimos anos a ABDE realizou um avanço estratégico. Os projetos que hoje aprovamos resultarão numa mudança de patamar para os bancos de desenvolvimento e para as agências de fomento”, frisou Coutinho.

O presidente do BNDES e da Assembleia Geral da ABDE destacou, ainda, a importância do Planejamento Estratégico e do Plano de Comunicação da Associação, no contexto das estratégias do Banco: “Essas duas iniciativas são estimulantes, porque a
ABDE precisa ser um suporte relevante para o desenvolvimento. Ela precisa ser
um canal relevante de diálogo com as autoridades. Temos uma agenda muito importante para os próximos anos, e as instituições de fomento são uma prioridade para o BNDES”, destacou o professor Coutinho, ao falar da parceria exercida entre o Banco e as instituições financeiras de desenvolvimento.

Em sua apresentação, o gerente de Planejamento Corporativo do BNDES, Paulo Barcellos, responsável pela condução do Planejamento Estratégico, ressaltou o curto, mas produtivo tempo de execução do trabalho. “Foi um marco histórico para mim. As empresas, em geral, têm dificuldades em fazer planejamento. No caso da ABDE, o fizemos em seis meses. Se contarmos a partir do momento em que passamos a contar com a contribuição da Assembleia, o período de realização se restringe a três meses. Esse foi um importante desafio superado, que resulta no sucesso de todos”, destacou.

Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina, empresa contratada para realizar o Plano de Comunicação da ABDE, detalhou, para o plenário, as etapas realizadas pela consultoria, em conjunto com a Comissão de Comunicação da entidade e integrantes das áreas de Comunicação da ABDE e das instituições associadas, e ressaltou as 10 diretrizes a serem seguidas. “Estou bem segura do que apresentamos aqui. Usamos uma metodologia participativa e os objetivos, além de consensuais, espelham o resultado dos workshops realizados”, afirmou. O Plano completo, contemplando o conjunto de objetivos, indicadores e atividades a serem implementados, será entregue à ABDE até 31 de dezembro.

A reunião da Assembleia também ratificou o ingresso do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) no quadro de associados da ABDE, decisão que já havia sido tomada pela Diretoria da entidade, em sua reunião Extraordinária, de outubro passado. Presente à reunião, o diretor do Banco, Daniel Maia, afirmou que o Banrisul tem grande interesse de participar da ABDE: “Queremos buscar maior articulação com os demais bancos estaduais, bem como com as instituições de fomento do país.”

Por fim, o superintendente da ABDE, Marco Antonio A. de Araujo Lima, em conjunto com o contador da Associação, Leandro Rodrigues da Silva, fez um pré-balanço do orçamento de 2011 e as previsões, já formuladas, para o exercício de 2012. Na oportunidade, foi aprovada dotação específica para a implantação do Planejamento Estratégico, contemplando também as ações do Plano de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ABDE

Foto Capa: Ivo Gonzalez

Mais notícias