publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve realiza capacitação em gerenciamento de riscos

31 de julho de 2012

Com o objetivo de aprimorar a segurança dos serviços prestados, a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) realizou, na sexta-feira (10/08), um treinamento em Gerenciamento de Riscos. Na ocasião, todos os colaboradores da instituição financeira participaram de uma palestra com o consultor Marcelo Mesquita, um dos mais experientes do ramo no Brasil.

 O treinamento teve como principal objetivo oferecer um panorama geral sobre a gestão integrada de riscos, que engloba a redução dos prazos dos créditos, a variação de preços, entre outros fatores que afetam os serviços financeiros.

Segundo o diretor de Operações da Desenvolve, Maurício Cominotti, foi exigida a presença de todos os colaboradores da agência para que a palestra fosse uma disseminadora da cultura de gestão de riscos. “O gerenciamento de riscos em instituições financeiras requer um processo de formação e solidificação de cultura corporativa. Para iniciar o aculturamento, a adoção de uma linguagem uniforme é essencial”, explicou.

Para o consultor Marcelo Mesquita, pelo fato de ser uma intermediária financeira, a Desenvolve já carrega os riscos naturais de uma empresa e os que das instituições repassadoras dos fundos. “As intermediárias financeiras têm um papel maior que os próprios repassadores, pois elas assumem um papel de monitoramento dos empréstimos, colocando-as mais perto dos riscos”, esclareceu.

Gerenciamento – Nos últimos anos, surgiu uma nova concepção na gestão de riscos, visando conhecer os fatores que podem ameaçar uma instituição financeira, sejam eles decorrentes de riscos de mercado, riscos de crédito, riscos operacionais ou riscos legais.

“Risco, nesse contexto, pode ser entendido como consequência incerta e indesejada de alguma situação a que a instituição financeira esteja exposta, por menor que seja a possibilidade de sua ocorrência”, explicou Marcelo Mesquita.

De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, as ações para gestão de riscos são constantes e não podem ser interrompidas. “Devemos manter um padrão de gerenciamento para que possamos dar sustentabilidade aos negócios e serviços desenvolvidos na Agência de Fomento de Alagoas”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Desenvolve

Mais notícias