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Curso da ABDE orienta participantes na arte da negociação

29 de fevereiro de 2012

O domínio sobre as ferramentas de negociação foi o foco do curso ministrado nos dias 21 e 22 de março, na sede da ABDE, em Brasília. Trata-se da segunda edição desta atividade, organizada no ano passado sob demanda pela Coordenação de Treinamento. O curso abrange vários aspectos de uma negociação, apresentando ferramentas que podem tanto ser aplicadas no mundo profissional como na vida privada. “O ato de negociar é uma das competências mais importantes da vida, seja na área pessoal ou no trabalho. Várias pessoas já relataram que as negociações familiares melhoraram muito depois do curso”, conta o instrutor José Augusto Wanderley, mestre em Engenharia Industrial e com mais de mil seminários sobre o tema realizados.

Wanderley destaca que um dos pontos mais questionados é a preparação para uma transação. “Mostramos várias maneiras de se preparar, pois essa é uma questão fundamental. Anteriormente se negociava muito barganha de propostas, mas hoje temos o interesse também por práticas para solução de problemas”, frisa o instrutor e autor do livro Negociação Total: Encontrando Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados (16º edição). Para ele, tão importante quanto receber as informações sobre técnicas de negociação é praticá-las. “Negociar, de uma forma ou outra, é a tônica do nosso curso, mas sempre enfatizo que esse é o início de uma forma nova de perceber as coisas e se os participantes não se dedicarem, o curso acabará perdendo todo o seu valor”, alerta Wanderley que ministrou a capacitação para colaboradores das instituições financeiras de desenvolvimento.

Para Francisco Coqueiro, diretor de Operações da Piauí Fomento, as informações não serão esquecidas. “É a primeira vez que tenho contato com o tema. O curso é bem oportuno, pois para qualquer envolvimento em transação é realmente preciso estar adequadamente preparado. É uma etapa importante e difícil. É preciso compreender o que se vai negociar para fazer bem feito”, disse.

Segundo Coqueiro, as ferramentas da negociação serão úteis tanto no relacionamento com clientes como no desenvolvimento da agência de fomento. “São dois caminhos: o da negociação interna, com a questão do planejamento de produtos e serviços dentro da empresa, em que será possível colocar melhor o ponto de vista pessoal; e a negociação externa, com pessoas de fora, principalmente no setor de cobrança”, exemplificou.

O curso Negociação Total Com Foco em Resultados pode ser oferecido sob demanda para as instituições associadas. Para saber mais a respeito, conheça a ementa aqui.

Foto: SXC

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