publicações-rumo

Publicações

Notícias


Cooperação técnica irá beneficiar assentamentos em Alagoas

30 de junho de 2012

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) realiza, nesta semana, reuniões técnicas para alinhar as ações que serão contempladas com o Termo de Cooperação Técnica do Programa de Fortalecimento da Agricultura Periurbana no Litoral Norte de Alagoas. Os encontros, que foram iniciados na segunda (16), seguem até a próxima quinta-feira (19), quando a minuta do termo será aprovada.



O documento será firmado entre a instituição financeira, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), o Sebrae Alagoas e as prefeituras municipais.



Segundo o coordenador de Projetos do Ibam, Nelson Issa, a assinatura do termo de cooperação tem como objetivo geral o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Japaratinga. “Desta forma, daremos início aos trabalhos que irão intensificar as cadeias de relacionamento com o turismo regional e promovendo inclusão e melhoria das condições econômicas e sociais da população rural”, explicou.



Apesar de ser um projeto piloto voltado para os assentamentos do município de Japaratinga, o programa, de acordo com a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, também irá beneficiar agricultores familiares de Maragogi. “A prefeitura de Maragogi é uma parceira importante neste processo, que não poderia deixar de fora os assentados deste município. Eles também serão beneficiados com ações e projetos de valorização e desenvolvimento da Agricultura Periurbana”, destacou.



Programa – O programa tem como principal meta a dinamização do setor rural com o aproveitamento adequado das potencialidades do Município na produção de alimentos e geração de excedentes comercializáveis. Além disso, ele irá possibilitar a capacitação dos agricultores familiares nas áreas de tecnologia agropecuária e gerencial, visando à utilização correta de máquinas, equipamentos, insumos, crédito rural e outros, de modo a conseguirem aumento de produtividade, de renda e melhoria de condições de vida.


Para a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, até o final do projeto é esperado que 13 prefeituras e 60 famílias da região sejam beneficiadas com o programa. “Ao todo, serão beneficiadas mais de 1200 pessoas, cooperativas rurais, hotéis, bares, restaurantes e pousadas, por meio de uma oferta e procura adequada para todos”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Desenvolve-Al

Mais notícias