publicações-rumo

Publicações

Notícias


Conselho da Sudene se reúne em Fortaleza

30 de junho de 2012

O Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) promove nesta sexta-feira (13/07), em Fortaleza, seu 15° encontro. A reunião será realizada no Centro de Eventos do Ceará e contará com as presenças do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, além do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Ferraro,  e de governadores dos Estados nordestinos.

Na ocasião, serão discutidas duas proposições relacionadas ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que devem vigorar ainda nesse ano. A primeira diz respeito à elevação do limite destinado ao financiamento de empresas de grande porte, que pode passar de 20% para 30% dos recursos do Fundo. A segunda refere-se à adequação da programação do FNE em função do programa emergencial para estiagem. Estão previstas também deliberações sobre diretrizes e prioridades a serem observadas na programação do FNE para 2013.
Na pauta, constam ainda apresentações sobre os efeitos da seca no Nordeste,  prorrogação de incentivos fiscais, exposições sobre a malha aérea regional e Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) e cenários macroeconômicos do Nordeste.
A respeito dos efeitos da seca no Nordeste, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Ferraro, ressalta que o Condel já reservou R$ 1 bilhão em recursos do FNE para financiamento aos atingidos pela estiagem. “Toda a equipe do Banco do Nordeste está empenhada para que esses recursos cheguem o quanto antes a quem precisa, de modo que os produtores nordestinos possam minimizar suas perdas e desenvolver da melhor maneira suas atividades”, ressaltou. 

O evento será marcado, ainda, pela assinatura de “Termo de Acordo” com a Unicef, referente a enchentes e outras catástrofes naturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação/BNB

Mais notícias