publicações-rumo

Publicações

Notícias


Coalizão Verde lança plano de ação em COP28

Coalizão Verde lança plano de ação em COP28

1 de dezembro de 2023

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloizio Mercadante, participou hoje (01/12) do lançamento do plano de ação da Coalização Verde, que ocorreu durante a 28ª Conferência Anual da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai, Emirados Árabes Unidos. A iniciativa, que teve sua elaboração e execução acompanhada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), é fruto de uma parceria entre o BNDES, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e outros 17 bancos públicos de fomento dos países da bacia amazônica, incluindo o Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banpará e Finep.

Durante a cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do BID no YouTube, foi apresentado um vídeo, que contou com a presença do presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, ressaltando o compromisso da aliança internacional.

O evento, que ocorreu no mesmo dia em que o BNDES assume a presidência do Comitê Diretor da Coalizão Verde, contou também com o comparecimento do presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa. 

Sobre a Coalizão Verde 

Lançada em agosto de 2023, formada depois da Cúpula da Amazônia, a Coalizão Verde reúne 20 bancos de desenvolvimento em uma parceria estratégica para catalisar o desenvolvimento econômico sustentável na região amazônica. Centrada no bem-estar social e na sustentabilidade, a coalizão se dedica a promover empresas e iniciativas que incorporem responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.

Com uma visão profundamente arraigada na proteção da biodiversidade global e do clima, a coalizão tem como objetivo mitigar a pobreza, a fome e as disparidades sociais, especialmente nas comunidades indígenas e tradicionais. A abordagem da Coalizão Verde é centrada em combinar inovação financeira e apoio técnico para incentivar um crescimento que respeite e revitalize a Amazônia, buscando um futuro em que a prosperidade econômica e a integridade ecológica coexistam, em benefício tanto das comunidades locais como globais.

As instituições financeiras que compõe a aliança internacional pretendem mobilizar entre US$ 10 bilhões e US$ 20 bilhões ao criar uma plataforma de desenvolvimento sustentável. Esses recursos serão direcionados para a agenda de desenvolvimento da Amazônia 2024-2030, com a colaboração dos parceiros internacionais da Coalizão Verde, para apoiar o financiamento de investimentos sustentáveis na região amazônica. A pretensão é que já seja possível apresentar resultados na COP 30, que acontecerá no próximo ano, no Pará, Brasil.  

Saiba mais em: www.green-coalition.com

Mais notícias