publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNDES apoia com R$ 17,2 milhões instalação da Biblioteca Brasiliana USP

30 de setembro de 2011

 

 

O BNDES destinará R$ 17,2 milhões à Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), para a implantação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Os recursos, não reembolsáveis, serão aplicados na preparação do acervo e na aquisição de equipamentos para a finalização de obras civis no interior do edifício que abrigará a coleção.

 

O BNDES apoiará o gerenciamento do acervo (aquisição de materiais e equipamentos para identificação e catalogação dos itens, além de translado da coleção, da casa da família Mindlin para o novo edifício); aquisição de sistemas de detecção e alarme de incêndio e de segurança eletrônica; instalação de auditório multimídia; aquisição de mobiliário; aquisição de equipamentos de tecnologia da informação para o Laboratório da Brasiliana USP (a biblioteca Brasiliana digital); e contratação de projeto de design de interiores.

 

A Biblioteca Mindlin introduzirá um novo formato de acesso às obras, oferecendo ao público equipamentos de última geração para consulta e pesquisa. O uso desses equipamentos está alinhado ao seu principal objetivo, que é oferecer o maior conteúdo digital possível. A Biblioteca Mindlin e o Projeto Brasiliana USP têm exercidoimportante papel de cooperação com o Ministério da Cultura no sentido de estabelecer uma política pública de digitalização de acervos memoriais no Brasil.

 

Desde junho de 2009, as obras digitalizadas passaram a ser disponibilizadas no portal www.brasiliana.usp.br, que recebe uma média de 1.400 visitas por dia. O Laboratório da Brasiliana USP oferece a estrutura de hardware e de rede necessárias para a biblioteca digital e para o desenvolvimento de pesquisa em tecnologias da informação. Em fase operacional desde fevereiro de 2009, o laboratório já digitalizou 22% do acervo da coleção da Biblioteca Mindlin — cerca de 3.800 títulos.

 

Quando a construção do edifício estiver concluída e os novos laboratórios instalados, a USP pretende implantar um curso de extensão universitária em digitalização, além de cursos de formação nas novas tecnologias da informação e na implantação de bibliotecas digitais.

 

Acervo – A coleção brasiliana doada à USP é parte do acervo formado por José Mindlin e sua esposa, Guita. São cerca de 17 mil títulos nacionais e estrangeiros, em 40 mil volumes, com temática brasileira. Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos raros, como obras do século XVII e originais datilografados de Vidas Secas e Grande Sertão: Veredas, a brasiliana Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular no Brasil.

                     

Mais notícias