publicações-rumo

Publicações

Notícias


Banco Central promove debate sobre Inclusão Financeira

31 de outubro de 2011

O Banco Central do Brasil promove nos dias 21, 22 e 23 de novembro, o III Fórum sobre Inclusão Financeira. No evento, que acontece em Brasília, será lançada a Parceria Nacional para Inclusão Financeira (PNIF), a fim de promover a adequada inclusão financeira no Brasil, na busca de um sistema financeiro sustentável, eficiente e inclusivo.

Representantes das Agências de Fomento que integram a ABDE compareceram ao evento. Estavam presentes Antonio Carlos Quintiliano, presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), e especialistas da Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), de Santa Catarina (Badesc), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), do Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os participantes do Fórum acompanharam três painéis simultâneos sobre
educação financeira, marco regulatório para inclusão financeira e
diagnóstico do mercado. Um dos assuntos que esteve presente em todos os
encontros foi a necessidade de criar novos produtos para atingir novos
públicos, respondendo assim ao desafio de incluir mais pessoas no
sistema financeiro.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que participou do segundo dia do fórum, em seu discurso, frisou que a inclusão financeira é um tema prioritário na agenda do banco. Ele destacou dois motivos: “o primeiro é de caráter geral, de cunho social e econômico. A inclusão financeira é um instrumento que quando desenvolvido de forma adequada pode contribuir para a redução de desigualdades sociais e para o desenvolvimento econômico do país. O acesso a serviços financeiros, por si só, é um instrumento importante na organização do orça-mento familiar e na gestão financeira de pequenos negócios.”. O segundo motivo diz respeito a uma das vertentes do sistema financeiro. “A inclusão financeira fortalece o principal canal de transmissão da política monetária, que é exatamente o sistema financeiro. Quanto maior for a parcela da sociedade que efetivamente utiliza o sistema financeiro, maior será a eficácia da política monetária.”, conclui.

No último dia do encontro, será divulgado o II Relatório de Inclusão Financeira. O RIF é um produto do Projeto Inclusão Financeira, que permite a visualização da situação atual da inclusão financeira a partir das instituições reguladas e a comparação desses dados com a realidade de outros países. Clique aqui para acessar o relatório.

Foto: presidente do Sebrae Luiz Eduardo
Barretto e presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini. Crédito:
Renato Araújo/Abr

Fonte: Assessoria de Comunicação/ ABDE/Banco Central

Mais notícias