publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa do 4º Encontro de Economistas-Chefes.

ABDE participa do 4º Encontro de Economistas-Chefes.

1 de março de 2024

Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) esteve presente no 4º Encontro de Economistas-Chefes: Banco de Desenvolvimento, que aconteceu ontem e hoje (29/02 e 01/03), em Lima,  no Peru. O evento, promovido pela Associação Latino-Americana de Instituições Financiadoras do Desenvolvimento (ALIDE), em parceria com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), debateu  a importância das IFDs para o crescimento sustentável.

O diretor no BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e na Associação, Wilson Bley Lipski, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara, o diretor executivo da ABDE, André Godoy, e o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica da Fomento Paraná, Gustavo Duda Mattana, subiram ao palco representando o Sistema Nacional de Fomento.

O primeiro painel, que explorou o papel da Banca de Desenvolvimento como catalisador na transição para uma economia mais sustentável, também contou com a participação de representantes da AFD , BID , CDF , BEI , ICO e BNDES, que compartilharam iniciativas estratégicas que buscam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os compromissos estabelecidos no Acordo de Paris. 

No segundo painel focado em infraestrutura e desenvolvimento urbano com cooperação público-privada, os palestrantes destacaram o impacto social gerado pelos projetos de infraestrutura na região.

Nesse sentido, o presidente do conselho do Fundo MiVivienda , Francisco Carbajal, destacou que “o Estado peruano, através do Fundo MiVivienda, tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida por meio do acesso à habitação de 726.487 famílias peruanas”.

O terceiro painel incluiu representantes do Nafin / Bancomext , CAF e Bancóldex e analisou o avanço tecnológico e a implementação de tecnologias inovadoras no Banco de Desenvolvimento.

O primeiro dia culminou com o painel centrado nas PME, inclusão financeira e igualdade de gênero. Participaram desta mesa, o Banco Do Nordeste , a Corporação Financeira do Desenvolvimento (DFC) , o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI) , o Banhprovi , o Banco Nacional de Costa Rica , o CONAFIPS , o COFIDE e o Banco Central de Honduras .

As oito instituições concordaram sobre a importância de adoptar perspectivas de inclusão e equidade nas instituições financeiras para contribuir para colmatar as disparidades sociais e de gênero.

Já durante o segundo dia, o encontro centrou-se na discussão e partilha de experiências sobre agricultura sustentável e segurança alimentar, além de analisar a importância da avaliação de impacto no financiamento dos bancos públicos de desenvolvimento na região.

“Queremos que estes encontros favoreçam e fortaleçam as instituições através da troca de experiências”, disse Edgardo Alvarez, secretário geral da ALIDE, que destacou que a Associação procura divulgar todas as iniciativas e esforços que os bancos de desenvolvimento da ALC estão trabalhando para mobilizar financiamento e reforçar a assistência técnica.

Fonte: Ascom/ ALIDE

Mais notícias