publicações-rumo

Publicações

Notícias


Alagoas busca certificar praia com selo socioambiental

29 de fevereiro de 2012

Alagoas, consagrada nacionalmente por suas belezas naturais, principalmente suas praias de águas cristalinas, acaba de ser oficialmente cadastrada para concorrer a mais um certificado internacional de qualidade. Um dos principais pontos turísticos do Litoral Norte, o município de Japaratinga, localizado a 115 km de Maceió, foi inscrito para se tornar praia-piloto do Programa Bandeira Azul, um dos mais importantes selos socioambientais do mundo.

O Programa, iniciativa da Foundation for Environmental Education (Fundação de Educação Ambiental), promove o uso sustentável das áreas costeiras – marinhas e de água doce – através de ações de educação e informação ambiental, qualidade da água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental.

Em Japaratinga, o pedido para certificação foi feito através de uma parceria entre a prefeitura municipal, Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e o Sebrae Alagoas. A ação conta ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e da Associação de Empreendedores de Japaratinga em Turismo (Aejatur). 

Foram inscritas no projeto as praias de Boqueirão e Centro, umas das mais belas praias dos 11km de faixa litorânea de Japaratinga. Juntas, as duas praias recebem uma média de 250 visitantes por dia, podendo chegar a 1.500 frequentadores. Esta é a segunda vez que uma praia do Nordeste se inscreve para concorrer à certificação. A primeira foi a Praia do Forte, no litoral da Bahia, em 2006, que não obteve êxito.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da agência, Fábio Leão, o processo de candidatura é um avanço para o município que, mesmo se não for contemplado com o certificado, passa a seguir as normas internacionais de qualidade. “Com certeza, só o processo de candidatura já é bastante lucrativo, por envolver ações que só trarão benefícios para todos. A Desenvolve, junto com os parceiros, vai apoiar e acompanhar todas as etapas para o cumprimento das ações”, enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, este projeto colocará Alagoas no mapa internacional de locais com preocupação ambiental. “Essa é mais uma oportunidade para que o Estado de Alagoas, em uma articulação que envolve iniciativas públicas e privadas, possa se destacar ainda mais no setor turístico”, frisou.

Rota do Turismo – O fato de estar entre um dos concorrentes para receber a certificação internacional reafirma a participação de Alagoas como uma das principais rotas do turismo da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, a ação, que foi feita pelos organismos públicos em conjunto com o setor empresarial e a sociedade, vai garantir um turismo mais seguro e sustentável. “Esse projeto vai proporcionar uma maior aplicação de recursos na região no período dos eventos esportivos que estão por vir. Mesmo sem ser sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas, Alagoas está se preparando para receber os milhares de turistas que pretendem conhecer as belezas naturais do Brasil”, enfatizou.

Bandeira Azul – O programa, muito popular na Europa, chegou ao Brasil há três anos, por meio do Instituto Ambiental Ratones. A finalidade é criar uma lista de referências ao turista que escolhe um destino de sol e praia e busca, entre outras coisas, excelência em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. A pesquisa de praias certificadas no mundo pode ser feita através do endereço eletrônico http://www.blueflag.org/.

No Brasil, atualmente, o Bandeira Azul está em vigor apenas na Praia do Tombo (Guarujá/ SP) e na marina Costabella (Angra dos Reis/ RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.

 Fonte: Assessoria de Comunicação/Desenvolve

Mais notícias