publicações-rumo

Publicações

Notícias


Aferr, Caixa e Sebrae estudam parceria para microcrédito

29 de fevereiro de 2012

A Agência de Fomento do Estado de Roraima (Aferr) planeja fechar uma parceria com a Caixa Econômica Federal para a realização de um grande programa de geração de emprego e renda, o Microcrédito Produtivo e Orientado.  A meta é atender cerca de 30 mil empreendedores e as operações devem ser iniciadas até a primeira quinzena de abril.

Aferr e Caixa Econômica querem incentivar a geração de trabalho entre os microempreendedores populares, disponibilizando recursos, oferecendo apoio técnico às atividades produtivas de pequeno porte. Para isso, vai utilizar metodologia baseada no relacionamento direto com os setores da economia formal e informal.

As linhas de crédito específicas terão taxas de juros de 0,64% ao mês para operações que podem chegar a R$ 15 mil, e prazo de pagamento de até 24 meses. O atendimento ao tomador do crédito será feito por pessoas treinadas para efetuar o levantamento socioeconômico e prestar orientação educativa sobre planejamento de negócios, segundo explicou o superintendente da Caixa Econômica em Roraima, Márcio Mourão. “O levantamento técnico será para definir a necessidade de crédito e de gestão voltadas para o desenvolvimento do empreendimento”, afirmou Mourão. Ele esclarece que o programa vai atuar de maneira rápida e sem burocracia na concessão de créditos em grupo solidário ou individual. “Grupo solidário consiste na união voluntária e espontânea de pessoas interessadas em obter o crédito, assumindo a responsabilidade conjunta no pagamento das prestações”, disse.

O trabalho de fomento a economia local terá ainda a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para estimular a inclusão produtiva da população interessada em fomentar negócios ou fazer investimentos. Aferr, Caixa Econômica e Sebrae vão oferecer aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso, a fim de integrá-los de maneira competitiva ao mercado. “O governo do estado dará apoio, com parte da estrutura logística. A Aferr será o agente operacionalizador do programa. Temos técnicos preparados e especializados para trabalhar a concessão de crédito aos nossos trabalhadores autônomos. Os recursos virão da Caixa Econômica”, informa Raimundo Mota, presidente da Aferr. “O Sebrae dará apoio técnico, quanto a elaboração de projetos de investimentos”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Aferr

Mais notícias