publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE tem novo presidente

30 de junho de 2012

A Assembleia Geral da ABDE aprovou, nesta quinta-feira (12/07), o nome de Carlos Henrique Horn, diretor de Planejamento do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para assumir a presidência da entidade. O nome de Horn foi indicado durante a reunião de Diretoria, que aconteceu na parte da manhã, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro e contou com a participação de representantes do Badesul, GoiásFomento, Banco do Brasil e Bandes. Horn sucede no cargo a Maurício Chacur, ex-presidente da Agência de Fomento do Rio de Janeiro (Investe Rio), que assumiu cargo executivo na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio.

À tarde, a Assembleia, presidida por Maurício Borges, diretor do BNDES, ratificou a indicação de Carlos Henrique Horn para presidente da ABDE, que foi eleito por aclamação. Também foram eleitos, na oportunidade: José Ricardo Santos, presidente em exercício da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), para o cargo de primeiro vice-presidente, em substituição a Luiz Alberto Petitinga, que deixou a agência baiana para ocupar a função de secretário de Fazenda do governo da Bahia; e Roberta Maia, diretora da Investe Rio, que passou a ocupar uma das oito vice-presidências da Associação.

Durante a passagem do cargo, Chacur agradeceu o apoio de todos os Diretores, dos demais integrantes da Assembleia e do grupo de funcionários da ABDE, liderados pelo superintendente-executivo Marco Antonio A. de Araujo Lima, com quem trabalhou ao longo dos três anos que esteve à frente da ABDE. “Estou com sentimentos conflitantes, de alegria pelo trabalho realizado e de tristeza de sair da ABDE. Quero agradecer a todos, pois fiz amigos aqui e tudo foi muito gratificante. A entidade deu um salto: desenvolvemos as Comissões Temáticas, que desenvolvem um trabalho de integração muito importante; equacionamos financeiramente a instituição; e trouxemos novos associados. Agradeço muito ao BNDES, parceiro fundamental desse trabalho de revitalização da ABDE. Desejo a todos, muito sucesso”, destacou.

Outros membros da Assembleia também agradeceram o realizado pela antiga gestão e demonstraram apoio aos novos presidentes e diretores. “Acompanho a ABDE desde 2009. Conheci a habilidade do Maurício para se tornar candidato e formar uma chapa de coalisão, que resultou numa bela administração e num ambiente favorável para a bem-sucedida realização das ações propostas. É fato que vivenciamos hoje uma Associação renovada. Também acompanhei a dedicação de vários de nossos colegas de Diretoria, ao longo dos últimos anos, e vejo no Carlos Henrique Horn a feliz conjugação de habilidade e competência, que o credenciam para a função que passa a exercer na ABDE”, afirmou Guerino Balestrassi, presidente do Bandes.

Para José Ricardo Santos, da Desenbahia, a expectativa é de continuar contribuindo com a entidade. “Luiz Alberto Bastos Petitinga sempre participou com entusiasmo dos trabalhos na ABDE. Aproveito para transmitir, aqui, os agradecimentos dele. Espero poder continuar contribuindo, em nome da Desenbahia, com o projeto da ABDE”, afirmou. Mário Fernando Vargas Oliveira, diretor do Badesul, lembrou do papel importante que Petitinga teve no andamento dos pleitos dos associados. “Ele abriu muitas portas e teve atuação destacada em várias questões envolvendo os interesses da ABDE e de seus associados, tendo conduzido com muita competência a Comissão de Estudos e Pesquisas”, destacou.

Ao assumir a presidência da ABDE, Carlos Henrique Horn frisou a mudança no cenário nacional em relação às instituições públicas de fomento. “Está tudo bastante diferente, comparado ao final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando a grande maioria dos bancos de desenvolvimento desapareceu. O ambiente mudou muito. Hoje, o Sistema Nacional de Fomento é formado por agências de fomento, bancos de desenvolvimento estaduais, regionais e federais, bancos comerciais com carteira de desenvolvimento, bancos cooperativos, além de Sebrae e Finep. Essas instituições mudaram sua imagem no imaginário da população. E neste novo ambiente tivemos sorte a de ter o Maurício Chacur liderando um processo de recuperação da ABDE, que tem uma agenda correta e maravilhosa. Os resultados já estão aparecendo e vão aparecer ainda mais se todos participarem dos projetos da ABDE. Nesse contexto, as Comissões Temáticas são fundamentais, assim como também o será o Curso de Desenvolvimento, que terá início em agosto próximo”.

Na próxima terça-feira (17/07), Carlos Horn ocupara a presidência do BRDE, por indicação do governador Tarso Genro do Rio Grande do Sul. O mandato se estenderá até novembro de 2013. É a segunda vez que Horn assume a presidência do banco, cargo que exerceu pela primeira vez entre 2000 e 2002. Horn é economista e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fotos: Fernando Maia

 

Mais notícias