publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE recebe com entusiasmo redução da taxa Selic e aposta em mais investimentos via Sistema Nacional de Fomento

ABDE recebe com entusiasmo redução da taxa Selic e aposta em mais investimentos via Sistema Nacional de Fomento

14 de dezembro de 2023

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) recebeu com entusiasmo a notícia de mais um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros da economia, a Selic. A medida foi anunciada hoje (13) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), em sua última reunião do ano. A decisão já era esperada pela entidade e confirmou a expectativa de redução da taxa, que era de 12,25% e foi para 11,75% ao ano.

Essa foi a quarta redução seguida na taxa Selic, que alcançou seu menor patamar, desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano. Para a ABDE, iniciativas como essas favorecem o ambiente de investimentos nacionais, especialmente os sustentáveis, considerados fundamentais para o desenvolvimento do país. Essa redução seguida da taxa básica de juros também contribui para a adimplência e possibilita a concessão de crédito mais barato para empresas e pessoas, viabilizando projetos e investimentos e, consequentemente, aumentando as oportunidades de geração de emprego e renda.

Toda essa cadeia favorece o Sistema Nacional de Fomento (SNF), representada pela ABDE e que congrega os bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e agências de fomento, além da Finep e do Sebrae. As instituições associadas à ABDE são, portanto, protagonistas na execução de políticas com grande potencial de impactos positivos para o país, como a neoindustrialização, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano de Transição Ecológica.

Ao todo, o SNF representa 45% do crédito total do país. Isso refere-se a um volume de R$ 2,3 trilhões, que atende a mais de 49 milhões de clientes em todas as regiões do Brasil. Em função da sua capilaridade, o sistema representa, ainda, 99% do financiamento aos municípios. Dessa forma, as seguidas reduções da taxa Selic permitem que o SNF reafirme o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento sustentável brasileiro, priorizando os micro e pequenos negócios, agora, com condições mais atrativas.

Mais notícias