Notícias

ABDE realiza segundo dia do Fórum do Desenvolvimento 2023
1 de setembro de 2023
A Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) realizou ontem (31/08), em Brasília, o segundo dia do Fórum do Desenvolvimento 2023. O evento, que reuniu personalidades do Sistema Nacional de Fomento (SNF), do governo federal e estadual, de instituições internacionais e de empresas privadas com foco em sustentabilidade, teve como propósito discutir como transformar missões da Agenda 2030 em ações.
O último dia do encontro do maior evento sobre desenvolvimento sustentável, foi dividido em seis mesas, que debateram os temas: “O futuro da economia brasileira”, “Agronegócio engajado” e “Acesso ao crédito e crescimento verde”, “Desenvolvimento inclusivo e inovativo”, “Funding para a implementação da Agenda 2030” e “Financiamento da infraestrutura de baixo carbono”.
Durante o primeiro painel, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, o professor da SOA University, Ha-Joon Chang, o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA, Claudio Roberto Amitrano, o professor-pesquisador da ISCSP-ULisboa, José Roberto Afonso, e a Secretária de Coordenação e Governança da Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Elisa Leonel, abordaram os caminhos para um política de desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo.
Em seu discurso, Guilherme Mello falou sobre a definição de desenvolvimento. “Desenvolvimento, na minha visão, é mudança estrutural. Mudança da estrutura produtiva e mudança da estrutura social. Conseguir combinar as duas coisas é caracterizar o processo de desenvolvimento econômico.” Afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
A segunda mesa do dia contou com a participação do diretor de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Bruno Brasil, da gerente executiva no Banco do Brasil, Dione Mary Cordioli, do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves, do superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, e do representante do Banco Central do Brasil, Claudio Filgueiras, para discutir os novos cenários para a produção sustentável no campo.
A manhã do dia 31 de agosto, encerrou debatendo como o financiamento a micros, pequenas e médias empresas auxiliar na geração de emprego e renda. Para isso, contou com a presença do diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinicius Pinheiro, do gerente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Banco do Nordeste, Valdir Machado Neto, do gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Antonio Valdir Oliveira, presidente da AGN-RN, Márcia Maia.
No período da tarde, o diretor de Programa de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Osório Coelho, o chefe do Departamento de Inovação e Estratégia Industrial do BNDES, Maurício Neves, o gerente do departamento de operações descentralizadas da FINEP, Gustavo Cruz Barcelos, a consultora sênior do BID Lab, Luana Moraes, o diretor de Administração do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, e o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, subiram ao palco para com ao inovação pode ser o eixo central e um disseminador de novas oportunidades para negócios digitais.
Em seguida, o evento reuniu nomes como: Renata Amaral, secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Jorge Arbache, vice-presidente do Setor Privado da CAF, Ricardo Dias de Oliveira Brito, presidente da Desenvolve SP, Paulo Starke, superintendente do BRDE, e Alejandro Barreneche, especialista financeiro sênior da AFD, para falar sobre a diversificação do funding como ação necessária para viabilizar o financiamento dos ODS no Brasil.
O Fórum do Desenvolvimento 2023 encerrou com o painel abordou a reforma urbana sustentável e o futuro das cidades, com a presença da diretora do KfW Development Bank, Saskia Berling, a presidente do Fonplata, Luciana Botafogo, o presidente do Badesul, Claudio Gastal, o gerente geral da Unidade Estratégia Setor Público do Banco do Brasil, Marcio Antonio Chiumento, e o diretor-presidente da Fomento Paraná e 2º vice-presidente da ABDE, Heraldo Alves das Neves.
Heraldo Alves das Neves também realizou, ao lado da secretária-executiva interina da Associação, Cristiane Viturino, o pronunciamento de encerramento do evento. Em seus discursos os executivos agradeceram a presença e envolvimento de todos e lembrando da importância dos debates para o desenvolvimento econômico e sustentável do país.
O Fórum do Desenvolvimento 2023, contou com o apoio institucional da Organição das Nações Unidas (ONU), patrocínio especial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoio ouro da FINEP, patrocínio do Banco de Desenvolvimento de América Latina e Caribe (CAF), do Sicoob e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e apoio especial do PNUD Brasil.
Confira o evento completo em: www.youtube.com.br/abdeOficial
Saiba mais sobre essa iniciativa! Acesse: www.forumdodesenvolvimento.com.br
Veja a cobertura de todo o Fórum do Desenvolvimento 2023, em: www.instagram.com/forum.abde
Caravana de Crédito voltada para setor turístico chega ao Oeste do Paraná na terça
25 de setembro de 2023
Sistema Nacional de Fomento poderá ofertar crédito mais barato após Copom reduzir juros
22 de setembro de 2023
Número de empréstimos realizados pela Desenvolve MT quadruplica
20 de setembro de 2023
GoiásFomento reduz taxas de juros para micro, pequenas e médias empresas
19 de setembro de 2023
Diretor do BNDES afirma que países que devem ao Brasil não terão financiamento do banco
18 de setembro de 2023