publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE realiza a 1ª Reunião da Comissão de Sustentabilidade de 2024

ABDE realiza a 1ª Reunião da Comissão de Sustentabilidade de 2024

12 de abril de 2024

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) realizou na manhã desta sexta-feira (12) a 1ª Reunião da Comissão de Sustentabilidade deste ano. O encontro virtual foi presidido por Luís Felipe Bismarchi, coordenador da Comissão, que representou o presidente da comissão Jean Benevides, diretor de Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal, que não pode comparecer. A reunião contou ainda com a participação do diretor-executivo da ABDE, André Godoy e representantes de três gerências da Associação, entre elas a de Sustentabilidade, Economia e Inovação (GESEI), liderada pelo economista Diógenes Breda.

“As comissões são espaços privilegiados para a troca de conhecimentos e experiências entre as associadas da ABDE. A Comissão de Sustentabilidade, em particular, busca aumentar a capacidade do SNF para fazer frente aos desafios sociais, econômicos e ambientais que as mudanças climáticas impõem ao Brasil,” afirmou Diógenes Breda.

A Comissão funciona como um Fórum de Debates que promove trocas de experiências e iniciativas que elevem a capacidade de cada uma das Instituições Financeiras de Desenvolvimento associadas da ABDE a alavancar temas como a sustentabilidade e a inovação dentro da própria empresa e da comunidade onde estão inseridas. O primeiro ponto da pauta foi o Modelo de Políticas de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC).

A reunião, com mais de quarenta participantes, teve uma dinâmica interativa e além de dados apresentados pelos representantes da ABDE sobre o PRSAC já utilizado pelos membros associados, contou também com pesquisas entre os presentes para a incorporação de projetos de Solução Baseadas na Natureza (SBN).

A partir de um QR-Code, os participantes puderam escolher entre sete opções prioritárias para incorporação de políticas mais sustentáveis dentro das instituições financeiras.  A “capacitação das equipes internas” e a “criação e adaptações de instrumentos financeiros para SNB” foram indicados como estratégicos para a estruturação desses programas.

“Ter um corpo capacitado dentro da organização que ecoe e ressoe o que está sendo falado pelo grupo da sustentabilidade facilita inclusive mostrar a viabilidade da incorporação desses elementos nos projetos. Além de gerar um aumento de desempenho socioambiental que é relevante para a própria qualificação do projeto”, ressaltou Luis Felipe Bismarchi, coordenador da Comissão de Sustentabilidade e Superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal.

Mais notícias