publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE realiza 1º reunião da Comissão de RH

31 de maio de 2012

A ABDE promoveu, nesta sexta-feira (15/06), a primeira reunião da Comissão de Recursos Humanos. Recém criado, o grupo buscará contribuir para a atualização e o desenvolvimento técnico dos profissionais da área de Recursos Humanos das instituições associadas, ao incentivar o debate coletivo de temas e questões relevantes.

A reunião começou com uma apresentação dos integrantes de dez instituições associadas. Para Marcos Vianna, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o espaço será uma oportunidade de aprendizado. “Estamos mudando a forma de atuação com as pessoas. A Comissão é mais um passo para melhorar nossos processos”, ressaltou.

Já para Juliana Rosa, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a gestão de pessoas é uma tarefa complicada. “É um desafio mudar a gestão de recursos humanos, mas queremos consolidar uma maneira de lidar com as pessoas no banco”, afirmou.

Carla Maia, gerente da área Técnico-Operacional da ABDE, que comandou a reunião, fez uma apresentação sobre o estatuto das Comissões e um breve relato sobre o Planejamento Estratégico já realizado. “Aproveitamos a oportunidade do planejamento para rever a antiga regulamentação. A ABDE cresceu e as Comissões precisavam de mais integrantes para contemplar a todos”, explicou ao falar sobre a mudança no limite de participantes, de 11 para 13.

Ao falar sobre a missão e a visão de futuro da ABDE, Marco Antonio Lima, superintendenteexecutivo, destacou o entrosamento favorável entre os objetivos da entidade e do país. “Ao defender os associados estamos promovendo o desenvolvimento do Brasil. Esse discurso nos permite representar com excelência o Sistema Nacional de Fomento”, afirmou.

Um dos temas discutidos foi a possibilidade de trocar experiências em termos de melhores práticas entre os participantes. Uma sugestão de como desenvolver esse trabalho veio do coordenador da Comissão, Paulo Faveret, do BNDES: “A Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) tem um caderno sobre gestão de pessoas. Podemos usar esse material como guia, como um roteiro para sistematizar. Depois, é só cada um documentar a sua prática e combinarmos as visitas”.

Para saber sobre as demais reuniões, acompanhe as discussões no fórum disponível aos participantes no site da ABDE.

Mais notícias