publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de painel na COP 27

ABDE participa de painel na COP 27

10 de novembro de 2022

Nesta quarta-feira (09/11), a gerente de Sustentabilidade e Economia da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Bruna Araújo, participou da mesa ‘Taxonomia em Finanças AGS: lições internacionais e caminhos para o Brasil’, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), maior e mais importante evento climático da atualidade. O painel foi organizado pela consultoria Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS). 

Além da gerente de Sustentabilidade da ABDE, participaram da mesa a diretora executiva e técnica da SIS), Luciane Moessa de Souza, o deputado federal e membro da comissão de Meio Ambiente na Câmara dos Deputados, Zé Silva (MG), , e a fundadora da rede Latino Americana de Financiamento Climático (GFLAC), Sandra Guzmán. 

Durante a mesa, foi apresentado um estudo sobre Taxonomias verde/social para o Brasil. A taxonomia é a classificação de atividades econômicas quanto aos seus impactos ambientais e sociais; nesse caso, foram apresentados não apenas impactos positivos, mas também os negativos, que devem ter seus incentivos cortados, para o bem climático global. O estudo apresenta dez recomendações para a elaboração de uma taxonomia verde para o país, pairando sobre os objetivos ambientais e sociais, como abordá-los, priorizá-los e aplicá-los nas atividades econômicas do país. 

A gerente da ABDE, Bruna Araújo, comentou sobre o papel da ABDE nesse tema, e dos princípios da instituição e de suas associadas. “Temos um trabalho importante sendo desenvolvido, junto com parceiros, que é uma metodologia de alinhamento do Sistema Nacional de Fomento (SNF) aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nós utilizamos muito essa linguagem, porque entendemos que é uma via que se adequa ao mandato dessas instituições; basta pensar nos ODS e ver que suas finalidades são as mesmas das instituições que compõem o SNF”, disse ela, que lembrou também a parceria com o Programa das Ações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em diversas frentes para conectar ainda mais as Instituições Financeiras de Desenvolvimento aos ODS. 

Sandra Guzmán falou sobre o setor financeiro e sua relação com a economia verde. “Há 20 anos atrás, as regras do setor financeiro eram claras. Só de pensar em mudar o setor financeiro, já falavam ‘não vai acontecer’, porque eles são os principais causadores do problema. Mas, muitas organizações lutaram para que essas instituições financeiras tivessem um papel diferente no quesito clima”. Para ela, a importância da presença dessas instituições na causa é também um quesito estratégico.  “Quem mais sabe onde está o dinheiro?“, questionou a diretora executiva da SIS. 

Para acompanhar a mesa na integra, acesse. 

Outras agendas 

A ABDE ainda participará de outros dois paineis durante a Conferência. Na próxima semana, a presidente da Associação, Jeanette Lontra, estará de forma presencial na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, onde ocorre o evento, a convite do Sebrae. Ela integrará dois debates, além de realizar encontros de relacionamento, entre outros pontos da agenda institucional: no dia 14, Jeanette participa de debate sobre a bioeconomia na Amazônia; e no dia 15, será moderadora do painel “Financiamento Climático: o papel dos bancos de fomento”, realizado pelo Consórcio Interestadual Amazônia Legal. Saiba mais em: https://abde.org.br/abde-participa-de-debates-da-cop-27/ 

Mais notícias