publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de 50º Encontro Nacional de Economia

ABDE participa de 50º Encontro Nacional de Economia

12 de dezembro de 2022

Na última quinta-feira (08/12), o Plano ABDE 2030 e o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) no desenvolvimento sustentável foram os assuntos discutidos na Sessão Especial da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) no 50º Encontro Nacional de Economia, evento promovido anualmente pela Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec), e que na edição deste ano teve a ABDE como um de seus patrocinadores.

Com o objetivo de estimular a discussão entre economistas e profissionais de áreas afins, participaram do debate os economistas Carmem Feijó (UFF), João Romero Prates (UFMG) e Ricardo Barboza (BNDES e FGV-IBRE). O moderador da mesa foi Allisson Martins (BNB), e a gerente de Sustentabilidade e Economia da ABDE, Bruna Araújo, abriu o painel com uma breve apresentação sobre a Associação, a importância do SNF para o país e um resumo do Plano ABDE 2030. 

Em sequência, a professora da UFF, Carmem Feijó, trouxe para o debate uma problematização de como as Instituições Financeiras de Desenvolvimento poderiam gerir melhor os recursos para a transição verde em conjunto com o Banco Central, e não atuando sozinhas. “Os bancos de desenvolvimento têm muitas iniciativas de regulamentação do mercado financeiro em uma direção mais ecológica, incorporando diretrizes para as instituições financeiras na medição dos riscos ambientais, mas não possuem, sozinhos, a capacidade para enfrentar os riscos climáticos”, ressaltou a pesquisadora. 

O professor e pesquisador da UFMG, João Romero Prates, que foi um dos consultores que participaram da elaboração do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, falou sobre o papel do SNF e sobre a elaboração do documento publicado pela ABDE. “O Plano ABDE 2030 criou visões de futuro através de missões e tentou motivar vários Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir das cinco missões propostas no documento, estruturando, assim uma política de desenvolvimento sustentável que consegue abarcar a multiplicidade de fatores que envolvem o desenvolvimento”, concluiu o economista.

Finalizando o debate da mesa, o gerente de Pesquisas Econômicas do BNDES, Ricardo Barboza, apresentou dados quanto aos efeitos dos investimentos dos Bancos de Desenvolvimento, entrando mais especificamente nos dados do BNDES, mostrando o impacto positivo no PIB, na geração de empregos e no combate às mudanças climáticas

Após as apresentações de cada especialista, eles responderam questões feitas pelos participantes do evento. Para assistir o painel na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=W-imek9pal8 

Mais notícias