publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e deputada federal Luisa Canziani promovem solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao SNF

ABDE e deputada federal Luisa Canziani promovem solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao SNF

6 de dezembro de 2023

A Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) e a deputada federal Luisa Canziani (PSD-PR), promoveram, na tarde desta quarta-feira (06/12), a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF). O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília/ DF, contou com mais de 100 convidados presentes, entre eles: representantes do Governo Federal, de parceiros nacionais e internacionais, de instituições do Sistema Nacional de Fomento e parlamentares. 

A também presidente da FPSNF, Luisa Canziani, abriu a cerimônia ressaltando a importância da iniciativa para o desenvolvimento brasileiro. “A criação da Frente é um passo ousado e crucial desse parlamento  em direção à construção de um país mais dinâmico, inovador e sustentável. Nesse sentido, ao lançarmos essa Frente hoje reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento dessa nação e com a promoção do bem-estar de todos os brasileiros.” 

O secretário-geral do agrupamento parlamentar, Vitor Lippi, destacou a colaboração que a FPSNF poderá fornecer para as resoluções estratégicas em prol do crescimento do país. “Queremos ter uma agenda legislativa junto com o SNF para que possamos levar mais recursos para os pequenos, médios e grandes empreendedores.” 

Celso Pansera, que assume a posição de coordenador externo da iniciativa, também esteve presente na celebração. Durante seu discurso, o presidente da ABDE e da Finep explicou o objetivo da FPSNF e como ela irá contribuir para a neoindustrialização. “Essa Frente Parlamentar que estamos lançando hoje cumprirá o papel de trazer o debate do Sistema para dentro do parlamento, questões de regulação, gargalos possíveis e iniciativas que eventualmente venham a surgir e necessite de discussões com deputados e senadores”. 

Encerrando a solenidade, a presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e diretora da Associação, Márcia Maia, abordou a representatividade de haver uma mulher presidindo a iniciativa. Em seu fala, a dirigente da AGN também destacou a relevância da Frente Parlamentar para as instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) de pequeno porte, que contribuem para o desenvolvimento de regiões como nordeste, norte e centro-oeste.  

A Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento tem como objetivo ter uma base de apoio para o SNF dentro do Congresso Nacional, fazendo com que os interesses do Sistema sejam representados, estimulando políticas públicas que visem o desenvolvimento econômico, social e ambiental no país. Com mais de 204 assinaturas, a criação foi comandada pela presidente da iniciativa, Deputada Federal Luisa Canziani, e pela ABDE. A FPSNF tem em sua diretoria o Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB – PB) como vice-presidente, o Deputado Federal Vitor Lippi (PSDB/SP) como secretário-geral e o presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, como Coordenador Externo.  

Confira o evento completo em: https://www.youtube.com/watch?v=Uqnt4I3wLJc 

Mais notícias