publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e BNDES promovem workshop “Conexões – Compliance e Risco”

ABDE e BNDES promovem workshop “Conexões – Compliance e Risco”

19 de outubro de 2023

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizaram durante o dia de ontem e hoje (18 e 19/10) o workshop “Conexões – Compliance e Risco”. O evento, que ocorreu de forma híbrida, com participantes presenciais na sede do Banco, no Rio de Janeiro/RJ, e com transmissão ao vivo por meio do canal oficial do BNDES, no YouTube, teve como objetivo gerar uma reflexão sobre a relação do tema com as atividades de desenvolvimento e fomento econômico.

A abertura do encontro foi conduzida pelo secretário-executivo da ABDE, André Godoy, e pelo diretor de Compliance do BNDES, Luiz Navarro. Em sua fala, Godoy ressaltou a relevância da agenda. “A troca entre as instituições é um dos mecanismos mais importante de fortalecimento entre as organizações. Principalmente entre as IFDs, que carece de similaridade entre empresas de outros eixos”, afirmou o secretário-executivo da ABDE.

Mais tarde, o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante,  assinaram um Acordo de Cooperação Técnica entre o Banco e o MDHC. O documento tem como propósito aprimorar as políticas de governança em direitos humanos da instituição, incluindo a promoção do tema perante seus clientes e parceiros, incentivar o intercâmbio sobre boas práticas e  disseminar os direitos humanos nos relacionamentos do BNDES.

Durante seu discurso, o Ministro destacou a pertinência da iniciativa para o país. “Considero esse acordo um momento especial para o Brasil, para o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, pois temos a chance de reorientar a Política Nacional de Direitos Humanos. Falar de Direitos Humanos é falar de desenvolvimento e do papel do Estado nas políticas econômicas e dos impactos nas populações mais vulneráveis. Gostaria que os debates do Ministério dos Direitos Humanos possam influenciar as políticas do BNDES”, comemorou o ministro Silvio Almeida.

Na ocasião, o presidente Aloizio Mercadante afirmou o compromisso do BNDES com a agenda de promoção de práticas que reflitam mais fielmente a sociedade brasileira, dentro e fora do Banco. “Temos que usar o crédito para mudar a sociedade, pois é um importante instrumento para um projeto de futuro. Queremos crescer reduzindo a desigualdade, o Brasil que a gente quer mostrar é verde, mas também é negro, é mulher, é LGBTQIA+ e nós vamos liderar esse processo.”, asseverou Mercadante.

Ainda no primeiro dia, foram debatidos os temas “Risco Ambiental e Climático: o papel dos Bancos de Desenvolvimento”, “Prevenção à lavagem de dinheiro e o combate aos crimes ambientais:”, “Risco Social e Responsabilidade Social” e “A importância do BNDES na difusão da agenda de Direitos Humanos no meio empresarial”.

Já no segundo dia, especialistas e representantes de órgãos nacionais e internacionais, reuniram-se novamente na capital carioca para dessa vez discutir assuntos como: gestão de riscos social, ambiental e climático, risco operacional, criptoativos e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo (PLDFT)” e como proteger nossas famílias na internet.

O evento “Conexões – Compliance e Risco” está disponível para acesso remoto em www.youtube.com.br/@bndes

 

Mais notícias