publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE e BID lançam estudo que aponta desafios em torno do empreendedorismo feminino

ABDE e BID lançam estudo que aponta desafios em torno do empreendedorismo feminino

8 de julho de 2022

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desenvolveu um estudo que apontou a dificuldade que as mulheres enfrentam para construir e manter seu negócio. De acordo com o estudo, o aumento do número de mulheres donas de negócios no Brasil é constante, no entanto, as mulheres ainda representam apenas 30,6% das empregadoras.

Os dados do estudo feito pela ABDE e BID mostraram que, no último trimestre de 2020, 58% do valor de crédito foi concedido a microempresários homens, uma diferença de 16 pontos porcentuais em relação às microempresas lideradas por mulheres. O estudo ainda mostra que mais da metade das mulheres empreendedoras possuem um sócio homem em sua empresa ou negócio. Na contramão, entre os homens, esse percentual cai para 42,4%.

Para a presidente da ABDE, Jeanette Lontra, os dados expõem um cenário de oportunidades para os bancos de desenvolvimento. “Nós queremos consolidar as políticas institucionais de gênero, criação de linhas de financiamento específicas para as empresas de mulheres e que estejam em consonância com o perfil de cada empreendedora por meio do Sistema Nacional de Fomento e de toda sua capilaridade”, ressaltou.

Leia o estudo na íntegra no site

 

Mais notícias