publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE divulga classificados para o projeto “Metodologia de integração dos ODS para mensurar a efetividade das IFDs brasileiras”

ABDE divulga classificados para o projeto “Metodologia de integração dos ODS para mensurar a efetividade das IFDs brasileiras”

12 de dezembro de 2023

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) agradece a participação de todas as instituições proponentes para a execução dos Termos de Referência (TdRs) do projeto “Metodologia de integração dos ODS para mensurar a efetividade das IFDs brasileiras” realizado em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), no âmbito do projeto FiBraS, e com o Banco de Desenvolvimento Latino-Americano (CAF). 

Seguindo todas as regras anteriormente estabelecidas no Edital, dentre as diversas instituições inscritas, a ABDE anuncia com grande satisfação as 7 classificadas desta fase do processo do Projeto ODS. Para o primeiro ciclo, foram escolhidas:  

Finep 

Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) 

Fomento Piauí 

E para o segundo ciclo, a ser realizado no primeiro semestre de 2024:  

Caixa Econômica Federal  

Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) 

Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) 

(Esta colocação não está em ordem de classificação.) 

Nessa fase, as instituições selecionadas irão implementar a metodologia que está sendo desenvolvida para alinhamento dos portifólios e integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos processos internos das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) brasileiras. Importante ressaltar que, além da implementação, todas as instituições associadas serão convidadas a participar de treinamento sobre a metodologia desenvolvida. 

A Associação agradece o interesse de todos pelo projeto e informa que está empenhada a levar este projeto a diante, para que todos os associados que tenham interesse em implementar a metodologia que está sendo desenvolvida pelo projeto, seja agraciado.   

Nove instituições participaram do processo seletivo atual, e dez instituições do Sistema Nacional de Fomento já participaram dos ciclos anteriores do projeto, sendo elas: Badesul, BDMG, BASA, BNDES, Cresol, Fomento PR, Desenvolve MT, Badesc, Desenvolve SP e BNB. 

As datas do início do Projeto ainda não foram divulgadas. 

Mais notícias