publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes organiza Círculos de Inovação

31 de agosto de 2011

Foto: Divulgação /Bandes.Inovar para melhorar produtos, processos, e consequentemente, resultados. É esse o foco do Prêmio Bandes de Inovação. No início de setembro, os profissionais do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), foram convidados a participar de dinâmicas específicas para gerar ideias. Os “Círculos de Inovação” são eventos organizados pelo banco para estimular a geração de ideias e de sugestões criativas dos colaboradores que ajudam no alcance das metas estratégicas e dos objetivos do banco.

Os Círculos fazem parte da programação do “Prêmio Bandes de Inovação 2011”, campanha de sugestões desenvolvida pelo Bandes que compreende iniciativas de estímulo e promoção da exposição de idéias por meio de um portal corporativo e da disseminação de informações acerca dos processos do banco.

Acesso

Todos os colaboradores têm acesso ao Portal de Ideias e podem participar da campanha de sugestões com ideias individuais ou desenvolvidas em grupo. De acordo com a gerente de Inovação Institucional do banco, Vanessa Vaillant Beltrame, os eventos são estruturados de forma que os próprios colaboradores possam se questionar o que pode ser melhorado. “Para o Ciclo 2011 de Inovação nós colocamos para os colaboradores questões relacionadas à estratégia de atuação do banco, que servem de desafio à reflexão de um grupo multidisciplinar e multissetorial. Dessa forma, conseguimos reunir pontos de vistas diferentes a respeito das questões propostas, além de realizar a troca de conhecimento na instituição”, destaca.

Ainda segundo Vanessa, o processo de implantação de uma cultura de inovação no Bandes está amadurecendo a cada ano. “Podemos perceber que a cada ciclo as propostas são mais consistentes e também que o entendimento dos processos do banco é melhor percebido pelos colaboradores. Além disso, outra mudança percebida em relação aos anos anteriores está no envolvimento dos próprios colaboradores na implantação da sua ideia”, explica Vanessa.

Troca de experiência

Quem participou da atividade, como o colaborador Miguel Arreguy Porcaro Barbosa, da Gerência Comercial e de Relacionamento, avalia como positivo ter um espaço destinado à reflexão e ao desenvolvimento de idéias. “A rotina muitas vezes a atrapalha a inovação. Ter uma ocasião em que saímos do local de trabalho contribui para refletir tanto sobre minhas atividades como também as atividades do banco”, afirma.

O colaborador destaca ainda a troca de experiências com os demais colegas da instituição. “No Círculo podemos também ouvir colegas de outras áreas, o que nos ajuda nesta reflexão. Eu, por exemplo, já pude pensar em algumas coisas que eu faço que podem melhorar. Contribuímos igualmente para as outras áreas e os colegas contribuem para a nossa atividade,  e essa interação é muito positiva”, destaca Miguel.

A colaboradora Renara de Crignis Almeida, da Gerência de Desenvolvimento e Planejamento, compartilha a opinião do colega. “Essas atividades são importante para poder entender até os possíveis riscos e necessidades de melhoria da área. A importância de inovar está em poder aprender novos procedimentos, novas técnicas e novos produtos”, afirma.

Até o dia 30 de setembro, o Portal de Ideias estará recebendo sugestões criativas que ajudam no alcance das metas estratégicas e dos objetivos do banco. Desde a implantação do projeto, em 2008, foram 290 ideias. Dessas, 46 foram aprovadas e 15 já foram implantadas pelo banco. Este ano, 66 ideias foram postadas no Portal, sendo que cinco estão em processo de implantação e uma implantada.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Bandes.

Mais notícias