publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa do lançamento das Linhas de Crédito para Eficiência Energética

18 de setembro de 2018

A ABDE esteve presente hoje (18/09) na cerimônia de lançamento das Linhas de Crédito para Eficiência Energética, no âmbito do Programa Energy Savings Insurance (ESI), realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Governo Dinamarquês, em São Paulo.
A abertura do evento contou com a participação da especialista para Mercado Financeiro do BID, Maria Netto, e do representante do Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca, Hans Hessel Andersen.  Cristiane Viturino, gerente Técnico-Operacional da ABDE acompanhou a cerimônia.
Associados da ABDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (BANDES) e a Agência de Fomento do Goiás (GoiásFomento), que irão implementar os primeiros pilotos deste instrumento no Brasil, apresentaram suas linhas de crédito desenhadas nos moldes do ESI para fomentar os projetos de eficiência energética.
O ESI, que foi desenvolvido no âmbito do GT de Finanças Verdes do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), é uma metodologia de linha de crédito com contrato por performance. Existente em diversos países da América Latina, o programa, que prevê um pagamento por economia de energia, uma apólice de seguro e uma agência verificadora para avaliação de projetos de eficiência energética, tem como objetivo incentivar a troca de equipamentos defasados por outros mais modernos que promovam a eficiência energética em vários setores.

Mais notícias