publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNDES treina técnicos dos associados da ABDE

31 de maio de 2012

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu, nesta quarta e quinta-feiras (27-28/06), no Rio de Janeiro, um encontro para treinar agentes financeiros que vão operar, em diversas instituições bancárias, linhas de financiamento da instituição. Cerca de 40 técnicos de bancos de desenvolvimento e agências de fomento associados da ABDE participaram da atividade.

 

O treinamento já faz parte do calendário de atividades do BNDES e é oferecido sob demanda ou por iniciativa do próprio banco, três ou quatro vezes ao ano para turmas mistas. “São as turmas que têm associados da ABDE, a quem convidamos sempre, e também de outros bancos”, explica Cláudio Figueredo, gerente de treinamento de Operações Indiretas. Segundo o gerente, a atividade faz parte da estratégia de melhorar o entendimento dos agentes financeiros a respeito das linhas de crédito, pois eles estão trabalhando rotineiramente com os repasses do BNDES. “O objetivo é traduzir, sair do jurídico e levar os procedimentos para as áreas operacionais e aprofundar os conhecimentos. Aliás, esse é o desafio, pois temos turmas bem heterogêneas”.

 

Para Jonnie Lacerda, da Agência de Fomento do Estado Mato Grosso (MT Fomento), o curso veio em boa hora. “Esse é um momento muito bom, pois estamos na fase final de credenciamento para operar as linhas do BNDES”, contou avaliando que os assuntos tratados precisam de estudo. “Vou levar outra apostila para relatar o que aprendi. Temos um procedimento interno de repassar aos demais colegas os conteúdos dos treinamentos que realizamos, nos tornando, assim, agentes multiplicadores”, explicou lembrando que mais três colaboradores da agência também integravam a turma.

 

Já Elísio Praxedes e Célio Lima, ambos da Agência de Fomento de Goiás (Goiás Fomento), conhecem bem as linhas do BNDES, porém alguns repasses estavam parados desde 2007. “Há uma orientação do governo do estado para que a agência volte a operar o crédito rural. Mas, também estamos atraindo as indústrias para a região”, disse Praxedes. “Já temos recursos pré-aprovados e o governo vai divulgar para as federações, para os empresários”, adiantou Lima.

 

Em setembro, a ABDE, em conjunto com o BNDES, irá realizar uma nova turma deste curso. Para mais informações sobre o conteúdo aplicado, clique aqui

Fotos: Noel Faiad

Mais notícias