publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bancos de fomento irão apoiar o desenvolvimento sustentável

31 de maio de 2012

Executivos de bancos de desenvolvimento e agências de fomento que integram o Clube Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento (IDFC, na sigla em inglês) aprovaram, em reunião realizada na terça-feira (19/06), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma declaração contendo os princípios da entidade para fomentar o desenvolvimento sustentável.



No documento, os membros do grupo, que reúne 19 instituições de todos os continentes, se comprometem a colaborar com seu conhecimento, recursos e instrumentos para facilitar e acelerar o processo de transição para uma economia mais sustentável, social e ecológica.



Entre os compromissos assumidos para auxiliar os agentes econômicos a adotarem novos patamares em suas práticas ambientais estão o apoio a investimentos sustentáveis na área de infraestrutura, o desenvolvimento de novos instrumentos de financiamento que privilegiem a sustentabilidade e a inovação. 



“Os bancos de desenvolvimento são uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento inclusivo e sustentável”, disse o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele também lembrou a importância do “papel estabilizador” de tais instituições em momentos de crise, como o atual.



O presidente do IDFC e do banco de desenvolvimento alemão KfW, Ulrich Schroeder, ressaltou a experiência dos membros do clube de “combinar recursos públicos e privados no financiamento ao desenvolvimento”.



Entre os setores da infraestrutura a serem reforçados, estão energia renovável, transporte público, água e saneamento. Outro compromisso do IDFC é ajudar no processo de redução de incentivos à produção não sustentável.



À tarde, os executivos do IDFC participaram do seminário internacional Financiando a Economia Verde e o Desenvolvimento Sustentável, realizado na sede do BNDES. A conferência, que marcou a celebração dos 60 anos do Banco, permitiu a troca de experiências sobre sustentabilidade às vésperas da reunião dos Chefes de Estado na Rio+20.

Fonte: Assessoria de Comunicação/BNDES
Mais notícias