Notícias

Vitória sedia Sustentabilidade Brasil 2025 e reforça protagonismo na agenda climática nacional
13 de junho de 2025
Com o objetivo de reunir diversos setores da sociedade para discutir e construir soluções conjuntas para os desafios ambientais, sociais e econômicos, com foco na preparação para a COP30 em Belém (PA), a capital capixaba está sediando o Sustentabilidade Brasil 2025.
A conferência teve inicio na quarta-feira (11) e vai até este sábado (14), buscando fortalecer o protagonismo do Espírito Santo e promover o debate e a ação em torno dos principais temas de sustentabilidade, incluindo a economia circular, a economia azul, as mudanças climáticas e a inclusão social.
Com curadoria do Instituto Sustentabilidade Brasil, o evento vai gerar relatórios, recomendações e devolutivas públicas com potencial de influenciar diretamente a posição brasileira na conferência internacional, reunindo especialistas, líderes e agentes de mudança comprometidos com a construção de soluções práticas para os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. O evento contou com a participação da diretora Operacional do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Gabriela Vichi Abel de Almeida, como palestrante.
Gabriela Vichi foi uma das palestrantes do painel “Capital que transforma competitividade em desenvolvimento”, no qual apresentou o Fundo de Descarbonização do Espírito Santo e sua importância na transição para uma economia mais sustentável. O painel tem o objetivo de discutir como integrar práticas sustentáveis nos modelos de negócio para garantir inovação e liderança no mercado global e também debater o papel do financiamento sustentável, taxonomia ESG (Environmental, Social, and Governance, que em português se traduz como Ambiental, Social e Governança) e novos mecanismos de investimento para impulsionar a economia verde. Também participaram Elis Braga Licks, pesquisadora em Economia e Meio Ambiente e Werner Kornexl, especialista de recursos naturais do Banco Mundial.
“O Fundo de Descarbonização do Espírito Santo é uma iniciativa concreta que demonstra como é possível aliar desenvolvimento econômico à responsabilidade ambiental. Nosso foco é criar mecanismos de financiamento que incentivem práticas sustentáveis, promovam a inovação e tornem a transição para uma economia de baixo carbono uma oportunidade para o setor produtivo capixaba. O Espírito Santo tem se consolidado como referência nacional na agenda climática, e o Bandes está comprometido em ser um agente ativo dessa transformação”, destacou.
Com um formato inovador, a Conferência Técnica, que integra o evento, estrutura-se em 13 trilhas temáticas que se cruzam em interseções estratégicas, promovendo um diálogo interdisciplinar entre temas como transição energética, saúde, inovação e infraestrutura verde, direitos humanos e justiça climática, cultura e sustentabilidade criativa, economia azul, competitividade e mercado ESG.
Sustentabilidade Brasil
Sustentabilidade Brasil 2025 é o principal evento nacional voltado à pauta socioambiental, reunindo governo, empresas, academia e sociedade civil para debater soluções práticas em áreas como transição energética, finanças verdes, agro sustentável, justiça climática e economia circular. O encontro acontece em um contexto de fortalecimento das políticas ambientais no Brasil, com metas climáticas mais ambiciosas, regulamentação ESG, implantação do mercado de carbono e preparação para a COP30. O evento busca acelerar a transformação sustentável no país por meio de diálogo, ciência e inovação.
O evento surgiu do sucesso do já consagrado Sustentabilidade Capixaba que em três edições retomou os grandes encontros do setor, sob a perspectiva de construção coletiva, conectando pessoas, negócios, poder público, academia, organizações sociais, e meio ambiente. Por meio do seu governador, o Estado ocupa hoje a presidência do Consórcio Interestadual sobre o Clima, o Consórcio Brasil Verde. O Sustentabilidade Brasil 2024, realizado no Pavilhão de Carapina, Serra/ES, atraiu mais de 12 mil pessoas e contou com 120 palestrantes abordando desde a crise climática até práticas sustentáveis inovadoras.
Texto: Vida Nogueira Flor
Fonte: Ascom/BANDES
CAIXA destinará R$ 3,5 bilhões para recuperar áreas degradadas
26 de setembro de 2025
Badespi leva Caravana de crédito e orientação a quatro municípios do Piauí em setembro
26 de setembro de 2025
No Dia da Amazônia, BNDES lança novo edital para apoiar até 6 projetos de restauração na bacia do Rio Xingu
25 de setembro de 2025
Badespi impulsiona economia do Piauí com salto histórico na concessão de crédito em agosto e planos de expansão
25 de setembro de 2025
ABDE está com oportunidade aberta para vaga de estágio na Diretoria Executiva
25 de setembro de 2025