publicações-rumo

Publicações

Notícias


Vendas no varejo recuam 0,7% em junho

31 de julho de 2014

O IBGE divulgou nessa manhã (14/08) a Pesquisa Mensal do Comércio, referente ao mês de junho. Os dados vieram abaixo da expectativa do mercado. O volume de vendas no varejo, com ajuste sazonal, registrou variação negativa de 0,7% em relação a maio. Por sua vez, quando comparado a junho de 2013, o volume de vendas registou crescimento de 0,8%. O parco desempenho foi influenciado pelo menor número de dias úteis em junho deste ano devido, principalmente, aos feriados da Copa do Mundo, bem como pelo dia dos namorados mais fraco. As vendas avançaram 4,2% no primeiro semestre de 2014, em relação a período homólogo do ano anterior, e 4,9% no acumulado de 12 meses.

O Comércio Varejista Ampliado (que inclui o comércio de automotores e de material de construção) seguiu sua trajetória descendente. Na série com ajuste sazonal, em relação ao mês anterior o segmento registrou queda de 3,6%. Vale lembrar que em maio houve queda de 0,1% nessa base de comparação. O dado é ainda pior quando confrontado a igual mês do ano anterior: queda de 6,1%. Os resultados acumulados no semestre e em 12 meses apresentaram expansão de 0,1% e 1,9%, respectivamente. A diminuição do ritmo de crédito e as alíquotas de IPI mais altas incidentes em algumas categorias de produto também contribuíram para tais resultados.

Por sua vez, a receita nominal de vendas recuou 0,2% no mês, registrando variação de 7,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, acumulando alta de 10,5% e 11,4% no primeiro semestre de 2014 e nos últimos 12 meses. No Comércio Varejista Ampliado receita nominal recuou 3,4% na comparação com maio e caiu 0,1% em relação a junho de 2013. No acumulado do ano ocorreu alta de 5,7% e em 12 meses de 7,4%.

Fonte: IBGE / Com Equipe ABDE

Mais notícias