publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sistema Nacional de Fomento poderá ofertar crédito mais barato após Copom reduzir juros

Sistema Nacional de Fomento poderá ofertar crédito mais barato após Copom reduzir juros

22 de setembro de 2023

Associação Brasileira de Desenvolvimento diz que país retoma caminho do desenvolvimento

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) informa que o Sistema Nacional de Fomento (SNF) agora está ainda mais preparado para apoiar o desenvolvimento brasileiro, depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduzir a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual, de 13,25% para 12,75% ao ano.

O novo corte realizado é o segundo consecutivo. A Selic chega ao menor patamar desde junho de 2022, quando também estava em 12,75%. A decisão de seguir com a redução da taxa reforça a abertura de um novo cenário mais favorável ao desenvolvimento do país, com a reversão do aperto monetário iniciado em 2021 e recuperação dos investimentos nacionais com impactos verdes e sustentáveis.

Segundo o presidente da ABDE, Celso Pansera, a queda da taxa de juros também colabora para a adimplência e possibilita a oferta de crédito mais barato para empresas e pessoas. “Dessa forma, torna-se mais oportuna a viabilização de projetos e investimentos no país, o que também poderá refletir no aumento de oportunidades de geração de emprego e renda”, afirma.

A ABDE, que reúne as 34 instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) no Sistema Nacional de Fomento, acredita que o Brasil caminha para voltar a ser um país mais competitivo, mais desenvolvido e atento às ações mais eficazes de combate às desigualdades, sempre com compromisso fiscal.

Mais notícias