publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sicredi reforça apoio ao agronegócio feminino no 9º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio

Sicredi reforça apoio ao agronegócio feminino no 9º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio

29 de outubro de 2024

Pelo segundo ano consecutivo, o Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8 milhões de associados, participou como patrocinador e expositor do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento e fortalecimento do público feminino no setor agro. O evento, que é um dos maiores encontros voltados para mulheres do agronegócio no país, aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reunindo produtoras, executivas e agentes do setor.

A participação do Sicredi no CNMA contou com um espaço dedicado ao relacionamento e networking, onde foram realizados pequenos bate-papos sobre temas estratégicos como sustentabilidade e crédito. No espaço, tiveram apresentações sobre os temas: “Mercado de carbono e agronegócio: qual a relação?”, “Desafio ou oportunidade? Como o crédito pode ser um aliado ao crescimento feminino no agronegócio” e “Presença e empoderamento da mulher no agronegócio”. Como forma de valorizar e incentivar a participação feminina, o Sicredi ofereceu às suas associadas um desconto de 20% na compra de credenciais para o evento.

Para Marcela Lazzari, gerente de Estratégia de Segmentos Agro do Sicredi, o CNMA é uma plataforma essencial para fortalecer a rede de apoio e colaboração entre as mulheres do agro além de um espaço de aprendizado e debate. “Vemos um avanço significativo na presença feminina, tanto no campo quanto na liderança. A participação em eventos como o CNMA é fundamental para impulsionar essas conquistas e promover a igualdade no setor”, afirma.

“No último ano-safra, as mulheres foram responsáveis por mais de R$ 8 bilhões em operações de crédito realizadas pelo Sicredi, representando 15% do total liberado. A representatividade feminina dentro da instituição também é superior à média do mercado, enquanto o Censo Agropecuário de 2017 aponta que as mulheres representam 18,7% das produtoras rurais, no Sicredi esse percentual chega a 23,8% entre associados do meio rural. Esses dados refletem a importância crescente das mulheres no agronegócio e o compromisso do Sicredi em ampliar ainda mais essas oportunidades”, detalhou Marcela.

Além de apoiar eventos como o CNMA, o Sicredi desenvolve iniciativas específicas para fomentar a inclusão e o protagonismo feminino, como o Comitê Mulher, que promove debates e ações educativas para preparar os públicos para assumir cargos de liderança e garantir a igualdade nas relações de trabalho e o respeito pelos direitos humanos. A instituição também lançou, em 2023, o Curso Mulher Empreendedora, um programa gratuito voltado para quem deseja abrir ou expandir um negócio, além de ter captado recentemente R$ 1,6 bilhão junto ao CAF e à JICA para crédito destinado a empresas lideradas por mulheres. Com essas ações, o Sicredi segue comprometido em construir um agronegócio mais inclusivo e próspero. “Nosso papel é dar suporte a essas mulheres para que possam continuar conquistando espaço e realizando seus sonhos. Queremos ser um parceiro estratégico para o seu crescimento, fortalecendo essa rede que transforma vidas e impulsiona o agro brasileiro”, concluiu Marcela.

Fonte: Ascom/Sicredi

Mais notícias