Notícias
Ser o primeiro a inovar não garante sucesso no negócio
31 de agosto de 2011
O workshop sobre Financiamento à Inovação, promovido pela ABDE em 30 de agosto, reuniu instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) que já fomentam a inovação e outras interessadas em atuar neste setor.
Realizado na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Rio de Janeiro, o evento foi aberto pelo presidente da instituição, Glauco Arbix. Além da Finep, especializada no tema, também foram apresentados os modelos de atuação do BNDES, BDMG e Agência de Fomento Paulista / Nossa Caixa Desenvolvimento.
Convidado para dar um panorama geral sobre financiamento à inovação no Brasil, o economista Paulo Bastos Tigre, professor da UFRJ, alertou para a importância de um olhar sistêmico sobre o tema. “Ser o primeiro a inovar não garante sucesso. É mais importante ter um bom modelo de negócios”, afirmou.
Segundo ele, se a empresa não souber como chegar ao mercado, de nada terá adiantado o desenvolvimento de um produto ou serviço inovador. A capacitação em várias frentes é fundamental para o sucesso do negócio. “Inovação não pode ser simplesmente uma boa ideia. Tem que ser sistêmica”, frisou. Tigre sugere às IFDs que avaliem os projetos à luz da estratégia do modelo de negócios da empresa.
Também convidado, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Jorge Ávila, ressaltou a importância de as IFDs fomentarem o que de fato será novo no mercado. Por isso, os contratos deveriam prever a geração de patentes. “Inovaçao ao nível da firma foi útil nos anos 60 no período da substituição de importações, mas não é mais disso que estamos falando”, diferenciou.
O workshop foi organizado pela ABDE em parceria com o BNDES, Finep, BDMG e Agência de Fomento Paulista / Nossa Caixa Desenvolvimento. O evento contou com 32 participantes, das seguintes instituições: Badesc, Desenbahia, Bandes, BRDE, UFRJ, Investe Rio e INPI, além das organizadoras.
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024
Agência Standard & Poors eleva nota de risco do BDMG para “B+” na escala global e para “brA+” na nacional
21 de novembro de 2024
Badesul destinou R$ 585,5 milhões para recuperação econômica do Rio Grande do Sul em 2024
21 de novembro de 2024