publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sebrae promove maratona de desenvolvedores para aquicultura

31 de outubro de 2017

O Sebrae e a Embrapa promoveram no fim de outubro, em Teresina (PI), a primeira maratona de desenvolvedores de aplicativos, sistemas e afins voltadas para o setor da aquicultura no Brasil. A parceria entre as instituições teve o intuito de incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva, por meio da difusão de ferramentas tecnológicas para auxiliar os produtores na condução dos seus negócios. 

Dentre as sete equipes selecionadas que participaram da etapa presencial da maratona, a 128 Bits sagrou-se campeã do evento, IFPI Oieiras foi segunda colocada e a Thesenvolver, terceira colocada. Os desenvolvedores tiveram a oportunidade de participar de três conferências digitais que tinham temáticas ligadas à aquicultura, gestão e problemas enfrentados pelos produtores rurais que atum nesse segmento. O projeto escolhido como vencedor foi desenvolvido pela empresa 128 bits, do Piauí, representada por Ailton Rodrigues. A startup apresentou a proposta de desenvolver uma ferramenta para smartphone ou web que vai permitir ao produtor fazer a gestão financeira da sua propriedade, podendo controlar a comercialização da produção. Por meio de pesquisas, foi observado quais eram as maiores dificuldades enfrentadas para a comercialização e manejo. Partindo deste ponto a empresa buscou desenvolver uma solução que permita um melhor planejamento das vendas e o acompanhamento da progressão dos peixes, desde a alimentação até a pesagem, facilitando o remanejo.

Com as ferramentas a serem desenvolvidas pela 128 bits, serão feitos testes nos próximos três meses, buscando uma avaliação a partir dos usuários para chegar a uma  versão pronta para ser distribuída aos produtores em até seis meses. A proposta da ferramenta é ser utilizada por produtores de diferentes segmentos da aquicultura, desde peixe a camarão ou até mesmo jacaré.

O Sebrae realizou uma pesquisa que mostra que os produtores estão mais interessados no uso de novas tecnologias da informação para qualificar a gestão de seus pequenos negócios rurais. O aplicativo a ser desenvolvido permitirá aos empreendedores da aquicultura uma melhor administração dos custos de atividade, tendo foco na sustentabilidade e no aumento da produção, passando por diferentes etapas, do manejo e da comercialização. Essas ferramentas utilizadas como aplicativo e programas de gestão podem ser usados para proporcionar um controle mais preciso e em tempo real de todas as variáveis que podem afetar o resultado final da empresa.

Fonte: Ascom/Sebrae

Mais notícias