publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sebrae promove ações para adequar produção de queijaria

31 de agosto de 2013

O projeto Desenvolvimento da Bacia Leiteira da região do Médio Mearim, do Sebrae no Maranhão, está acompanhando a reestruturação da empresa Casa do Queijo, que visa padronizar a sua produção dentro das normas sanitárias estabelecidas pela Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Estado (AGED), 

Localizada na rodovia MA-122, no município de Igarapé Grande, a queijaria está sendo acompanhada por um consultor do Sebrae, que após avaliar as cindições do empreendimento coloca em prática um plano de ação. Um dos itens obrigatórios do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é regularizar o registro de atuação junto ao serviço de inspeção oficial para produção, transporte e comercialização interestadual de alimentos.

De acordo com o gestor do projeto, José Noleto Oliveira, o Sebrae está presente porque reconhece a importância da implantação das boas práticas de fabricação, melhorias de processos internos e gestão de qualidade. “Estrategicamente, a queijaria processa uma média de cinco mil litros de leite por dia, captado principalmente de pequenos produtores da região. “Por isso é tão relevante a melhoria do produto final para dar segurança alimentar aos consumidores, visto que o queijo é um produto de alto valor agregado dentro da cadeia produtiva”, analisa.

O consultor Mário Carneiro faz as visitas periodicas e repassa as orientações aos donos da empresa. Para um dos sócios da queijaria, José Carlos Medeiros, o apoio oferecido pelo Sebrae está sendo fundamental para as mudanças e adequações exigidas pela AGED. “Só por meio dessa parceria estamos conseguindo, de forma precisa, fazer as mudanças necessárias para o sucesso do nosso empreendimento”, ressaltou.

Essa é uma das ações desenvolvidas pelo Sebrae, por meio do projeto Balde Cheio, que atende a vários municípios da região do Médio Mearim. Um engenheiro agrônomo faz as consultorias nas empresas e aponta as melhorias e providencias a serem tomadas, principalmente nesse período de estiagem. Segundo avaliação do gestor do projeto, os resultados têm sido satisfatórios e tendem a ser ampliados, atingindo um número maior de criadores de gado de leite.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias